Após assistir os vídeos, discutir com seus colegas as ideias sobre como a matemática está presente no cotidiano e sobre como articular estes conhecimentos com o P.A que será desenvolvido na escola em 2017, participe da construção da tabela de sugestões de situações de aprendizagem para serem desenvolvidas no P.A articulando tecnologias digitais - uso do Scratch - conceitos de matemática.
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@PARA ACESSAR AS DEVOLUTIVAS DAS POSTAGENS EM GRUPO/DUPLA E INDIVIDUAIS, CLIQUE AQUI!
A ideia é sugerir, de acordo com o tema geral do seu P.A, duas situações de aprendizagem que poderão ser desenvolvidas com os alunos contextualizando o tema do P.A com os conceitos de matemática. Lembre-se que o desenvolvimento do P.A deve ser baseado na sua base metodológica: pesquisa, autoria, participação ativa dos alunos, cooperação, uso das TIC (Scratch), mediação do professor.
PROGETEC
EE Jose Alves Quito
PROGETEC:
RENATA RIBEIRO LOPES
ATIVIDADE 1A atividade inicial sera de pesquisa na STE sobre a historia do brigadeiro, como surgiu e onde. Deverão também pesquisar receitas do brigadeiro, observando quantidade e unidades de medida. Os alunos irão para a cozinha com os ingredientes para a preparação do brigadeiro. Enquanto o brigadeiro esta na geladeira, os alunos irão para a sala de aula escrever as quantias e unidades de medida que foram utilizados durante a preparação do brigadeiro. Apos farão a degustação do brigadeiro. Durante toda a metodologia estimular por perguntas os alunos sobre unidades de medida, quantidade.
ATIVIDADE 2Com o scratch os alunos deverao relatar em forma de historia como foi desenvolver a atividade e produção do brigadeiro ate a sua degustação.
RESUMIR EM 6 ITENS O VÍDEO EXPLORADO PELO GRUPO/DUPLA O resumo pode ser o mesmo para o grupo/dupla1-Através do video estimula-se a curiosidade de trabalhar a matemática na cozinha;
2- Apos assistir o video pode-se ver que a matemática esta em toda a parte;
POR QUE SÃO PEDIDAS SUGESTÕES E NÃO ATIVIDADES? Resposta individual e baseada na teoria sobre metodologia do P.AO PA é um modelo que estimula o aluno buscar e criar seu conhecimento, onde pode-se trocar ideias e conhecimento.
E.E. Paulo Eduardo de Souza Firmo Extensão Capão Bonito II Progetec: Cleber Sandri
A atividade inicial será de despertar a curiosidade dos estudantes em medir estruturas com obstáculos, assim proporcionando a curiosidade de como medir esses materiais com formas matemática. Posteriormente os estudantes em suas propriedades irão destacar o que esta envolvido com a matemática e o que não se é possível ser medido com uma fita métrica, assim com a pesquisa de campo realizada os alunos vão para a STE pesquisar formas de resolver essas medidas podendo chegar a equações matemáticas que podem ser utilizadas para realizar essa medida e descobrir métodos bem simples de ser calculado.
Com o scratch os estudantes irão desenvolver uma pequena atividade do meio rural destacando a onde é empregado a matemática, com uma historia em quadrinha a onde os personagens se movimentam na fazenda e falam como é empregado a matemática naquele espaço.
O vídeo assistido foi a matemática no sitio, que tem muito haver coma realidade dos estudantes, podendo aprender muito com essa aula para praticar na propriedade.
1 Pode ser aplicado as forma de trigonometria na medidas de lagoas, distancia entre lugares que não é possível de ser acessados. 2 Calcular área de terra da propriedade 3 Pode ser realizado o calculo de plantio quantas plantas cabem no espaço da propriedade em que formato fica melhor distribuído o plantio. 4 Calcular o peso dos animais utilizando a forma de cubicar cilindro. 5 Utilizar as frações na divisão de produtos da propriedade. 6 Realizar calculo de proporção para descobri que o modelo matemático nunca pode ser o real na pratica.
O P.A é um modelo que estimula o estudante a buscar o seu conhecimento assim desperta a curiosidade de aprender, pois abre um leque de curiosidade a os estudantes vão trocando ideia com o outro. Quando colocamos apenas uma pergunta para os estudantes eles simplesmente reponde e pronto, não aguça a curiosidade em buscar novos conhecimentos.
PROGETEC: Márcio Francisco Reis dos Santos
EE “Paulo Eduardo de Souza Firmo”(Polo)
De acordo com o conteúdo do vídeo Tales de Mileto era uma pessoa que se destacava pela sua engenhosidade e criatividade, por essa razão seus feitos e descobertas se perpetuam através dos séculos. O vídeo destacou dois desses feitos: a aferição da altura da pirâmide do Egito e a técnica desenvolvida para saber qual a distância que os barcos estavam da praia. Como aqui no nosso ambiente escolar temos algumas árvores bem altas (Eucaliptos e Grevilhas), podemos reproduzir a técnica de Tales para determinar a altura das árvores e descobrir qual a mais alta por exemplo. Também temos em nossa escola uma represa muito grande e através da teoria da semelhança entre triângulos de Tales, podemos determinar sua largura e comprimento.
Depois de realizadas as atividades da sugestão 1, certamente teremos bastante referências para desenvolver um game com o uso do Scratch envolvendo todos os conceitos matemáticos e de outras disciplinas (TVT, Biologia) observados no processo.
O vídeo nos mostra que é possível reconhecer diversos conceitos matemáticos no parque:
1 - Medir a altura de uma árvore ou monumento usando sua sombra através da “Teoria de Tales de Mileto da semelhança de triângulos”. 2 – Regra de Três; medidas de distância metros e hectares, estimativas, eixo, retas perpendiculares; 3 – Utilizar uma situação real é um excelente estímulo para realizarem suas produções e experiências – 4 – Observação das diferentes edificações existentes no parque que apresentavam octógonos, prismas, semiesferas, arco de circunferência;
5 – A realidade histórica aproxima o aluno do conceito matemático, explica que nada é por acaso. Há sempre uma explicação para o cotidiano. Cita a História do matemático August Möbius e a teoria da fita Möbius; Galileu Galilei com as Parábolas.
6 – Ressalta que cada professor ao planejar deve ter sempre em mente o objetivos a serem atingidos, a provocação ou desafio ao aluno, bem como levar o aluno entender a natureza das coisas, desenvolver a linguagem matemática dentro de um contexto que é do seu cotidiano aguçando seu espírito investigativo.
Para respeitar as características básicas do P.A onde as atividades partem genuinamente da curiosidade e interesse dos alunos. As atividades sugeridas têm o papel de despertar, instigar, desafiar o interesse dos alunos e servir de estopim para uma situação ideal para o desenvolvimento do P.A.
EE ANTONIO VALADARES
Progetec: Marcos Valter Seiboth
Sugestão 1
P.A Agricultura familiar e a matemática
Após estudo inicial sobre agricultura familiar, os alunos irão formular proposta de plantio em uma propriedade rural relacionando o dia a dia com matemática.
Após determinado o pedaço de terra que será sorteado pelo professor com as dimensões cartográficas da propriedade - utilizando até 8 marcos de limites - para descrevê-la; O plantio e a cultura serão escolhidos pelo grupo.
Fazer as anotações dos cálculos para projeção de valores no Excel, Exemplos: Tamanho da área a ser plantada, número de plantas, média estimada produção por planta e gasto de produção por hectare ou metros quadrados.
Na STE pesquisar o preço de venda da cultura escolhida, usar o Excel para lançar os dados de projeção de plantio criando gráficos de valores de renda e custos;
Apresentação das propostas do grupo em sala de aula, relatando o uso da matemática no dia a dia do produtor da agricultura familiar.
Sugestão 2 P.A Agricultura familiar e a matemática com o uso do Scratch
Usando o apple scratch.mit.edu, o aluno pode usar para desenhar a propriedade dando os comandos utilizando os marcos como referência e os ângulos para formar a figura plana da área sorteada pelo professor para os alunos.
Através da apresentação o aluno poderá fazer pequenas frações da propriedade descrevendo os itens plantado na região com suas características (- quando a descrição da propriedade, ou o que plantou, apresentar gráficos de rentabilidade, gastos, etc ) . Através do passeio do ator escolhido pelas frações da propriedade ( - quando chegar em um ponto específico abrirá as tabelas com as especificações da produção e as tabelas) o jogador visitante conseguirá entender ou conhecer um pouco da agricultura familiar.
11. Matemática na música - Terenos. O vídeo apresenta diversos conceitos matemáticos na música, observa-se a matemática na música principalmente em instrumento de cordas que fica fácil observar e fazer experimentos com o comprimento das cordas e o fracionamento da corda para produzir as notas, E fica claro o conceito de tempo e escala entre cada nota, e a questão da função seno, trabalho de medida comprimento de onda, que já é direcionado a física. 1- Trabalhar frações 2- Relação tempo 3- Função seno 4- Gráficos 5- Velocidade propagação da onda sonora 6- Medidas e escalas
Quando se trada de uma Pesquisa investigativa (P.A), o professor propõem o tema principal e o aluno deve formular questões ou propor problemas e levantar hipóteses; 2. Efetuar observações e medidas; 3. Registrar tão cuidadosamente quanto possível os dados observados com o intuito de responder às perguntas formuladas ou comprovar a hipótese levantada; Partindo desta sequencia o aluno estará incluindo em todo o processo da pesquisa tornado-se autor formando suas conclusões através da pesquisa e mediação do professor.
E.E. João Ribeiro Guimarães /
PROGETEC Eliane Neves
Mediante o Projeto de Aprendizagem “O Desafio da Tabuada”, realizar uma atividade de multiplicação onde os alunos utilizarão o cálculo mental para a resolução dos exercícios.
Mediante o Projeto de Aprendizagem “O Desafio da Tabuada”, sob a orientação da PROGETEC e da professora regente os alunos criarão exercícios que envolva a multiplicação utilizando o Scrath.
O vídeo "Matemática nas Finanças" apresenta diversas formas de trabalhar a matemática: - Juros Simples, Composto, Rendimentos e tipos de aplicação; - Inflação, Deflação, Valorização e Depreciação; - Tipos de Cálculo: Mental, Escrito, na Calculadora, exato e estimativa. - Planilhas eletrônicas: Funções, totalização, Gráficos, etc; - Invenção e utilização do ábaco, Blaise Bascal (primeira calculadora) e Leibniz (calculadora com multiplicação e divisão); - Porcentagem, Cotação do Dólar e Senha bancária (relação com os números primos);
“O PA é um leque de possibilidades de novas aprendizagens e não pode ser reduzido a um questionário para responder.”Assim conforme estudos, pesquisas e levantamento de conhecimentos empíricos vamos adaptando a metodologia para executar no PA e por isso não podemos ter algo já concreto sem possibilidade de mudanças.
EE Ernesto Solon Borges
Bandeirantes MS
Progetec: Raul Campos Nunes
Sugestão 1 - P.A. Utilizanção do Software GeoGebra.
Elaborar e realizar uma oficina com os professores de Matemática do ensino fundamental sobre como usar o software Geogebra. Através de atividades práticas, tutoriais e vídeos aulas. Para que em seguida, os próprios professores possam montar mini-oficinas com os alunos (com o auxílio do PROGETEC), ensinando-os a parte introdutória de como utilizar o Geogebra. O passo-a-passo desta oficina a ser realizada com os professores encontra-se no link abaixo: http://www.geogebra.im-uff.mat.br/vtt.html
Sugestão 2 - Utilizanção de Jogos On-line no ensino de Matemática.
Os professores de matemática, juntamente com o PROGETEC, se reunirão para fazerem um levantamento prévio de jogos on-line voltados ao ensino de matemática no ensino fundamental. As sugestões iniciais são de de jogos indicados para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental ou para alunos dos anos finais que necessitam recuperar aprendizagem de conceitos e conteúdos trabalhados nos anos iniciais. http://www.matematica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1315
Sugestões de jogos para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental.
Em seguida, os professores irão desenvolver uma espécie de gincana ou até mesmo uma oficina com os alunos para que eles possam ter contato com inúmeros jogos sugeridos pelos professores. Na próxima etapa, os alunos estariam pesquisando e sugerindo jogos diferenciados, de acordo com os conteúdos previamente estabelecidos.
Os alunos deveram sempre deixar registrados as relações exixtentes entre os jogos e os conteúdos ensinados em sala de aula. O tipo de registro, será discutido com os alunos, podendo ser em forma de relatório, apresentações de slides, podcast ou vídeos.
O vídeo "Matemática nas Finanças" apresenta diversas formas de trabalhar a matemática: - Juros Simples, Composto, Rendimentos e tipos de aplicação; - Inflação, Deflação, Valorização e Depreciação; - Tipos de Cálculo: Mental, Escrito, na Calculadora, exato e estimativa. - Planilhas eletrônicas: Funções, totalização, Gráficos, etc; - Invenção e utilização do ábaco, Blaise Bascal (primeira calculadora) e Leibniz (calculadora com multiplicação e divisão); - Porcentagem, Cotação do Dólar e Senha bancária (relação com os números primos);
Em uma metodologia de PA, a formulação de sugestões cabe ao autor do projeto, pelo sujeito que vai construir conhecimento. Partimos do princípio de que o aluno nunca é uma tábula rasa, isto é, partimos do princípio de que ele já pensava antes. A bagagem de conheicmentos que o aluno traz, tratam-se de certezas provisórias porque o processo de construção é um processo contínuo. Uma certeza permanece até que um elemento novo apareça para ser assimilado. É fundamental que as questões e as sugestões a serem pesquisadas ou trabalhadas parta da curiosidade, das dúvidas, das indagações do aluno, e não imposta pelo professor. As sugestões dadas e a busca de novas soluções para as questões que estão sempre surgindo num ambiente enriquecido configura a atitude e a conduta de verdadeiros pesquisadores.
Escola Estadual Eduardo Perez/
Lidiane Ottoni da Silva Petini
Matemática na música Turma: 1º Ano e 2º Ano Conteúdo:
numeral
Ideia de número: quantidade, ordem e posição
Associação número/numeral
Objetivos:
Reconhecer, por meio do lúdico, os diferentes usos dos numerais na vida cotidiana.
Realizar contagem numérica, representando simbolicamente os numerais em variados contextos: jogos, cantigas, brincadeiras e outros.
Reconhecer o padrão de sequência com figuras diversas.
Metodologia:
A professora deverá organizar a turma em círculo. Em seguida apresentar as cantigas, os alunos batem palmas e fazem mímicas conforme a orientação da professora. Os instrumentos musicais são utilizados pela professora para a marcação do tempo: os alunos acompanham. Posteriormente será realizada uma leitura coletiva e exploração das palavras da letra da música que deverá estar exposta na lousa ou cartaz. As quantidades e numerais expressos nas letras das músicas deverão ser observados e podem ser registrados ou representados pelos alunos, utilizando o Tux Paint na Sala de Tecnologias. A professora deverá questionar os alunos, a respeito das quantidades, como por exemplo: “- Quantas pontas têm o meu chapéu?”, ou estimular a interpretação da música conforme considerar conveniente.
O Meu Chapéu Tem Três Pontas O meu chapéu tem três pontas Tem três pontas o meu chapéu Se não tivesse três pontas Não seria o meu chapéu
Um, dois, feijão com arroz Um, dois, Feijão com arroz; Três, quatro, Feijão no prato; Cinco, seis, Feijão inglês; Sete, oito, Comer biscoito; Nove, dez, Comer pastéis
A galinha do vizinho
A galinha do vizinho
Bota ovo amarelinho.
Bota um, bota dois, bota três,
Bota quatro, bota cinco, bota seis,
Bota sete, bota oito, bota nove,
Bota dez!
Matemática e tecnologia em toda parte
Turma: 6º Ano
Conteúdo:
Monocórdio de Pitágoras e os instrumentos modernos
Frações equivalentes
Objetivos:
Resgatar a história do monocórdio de Pitágoras e de alguns instrumentos mais utilizados nas músicas sertanejas.
Resolver problemas envolvendo os diferentes significados das frações (representação gráfica, lista, comparação, ideia de razão, relação parte-todo e divisão).
Metodologia: O Projeto de Aprendizagem proposto para este ano trata-se de um resgate das raízes sertanejas e investigação sobre a produção rural, focalizando produção de mandioca. Sendo assim, está sugestão busca utilizar a música sertaneja para aproximar o ensino de matemática às investigações, pesquisas e produções dos alunos. Durante todo o processo investigativo, trazer músicas para as aulas que tratam da vida no campo. Mostrar aos alunos alguns instrumentos, mais comuns para a música sertaneja, tais como, viola, violão, acordeom. Propor investigação da relação destes instrumentos com o monocórdio de Pitágoras, a história de cada um e a relação entre as notas e as frações. Registrar suas conclusões através de uma animação no Scratch.
O vídeo Mostra que se pode enriquecer uma aula a partir da música. 6 itens do vídeo explorado pelas PROGETECs Lidiane Ottoni e Nayane Mertens.
A relação fracionária entre as notas musicais.
Compasso musical (marcação do tempo) representada por partes.
Relação entre gráficos de funções e o movimento das cordas de alguns instrumentos.
Estrutura dos instrumentos, no caso do piano, por exemplo, quanto maior a corda, mais grave é o som.
Ritmos como sequência de frações.
Simbologia das partituras, assim como na matemática, a música possui símbolos universais.
E.E. Dr. João Ponce de Arruda
Rita Elaine de Paula
Com o tema de construção o professor de Matemática e o de Física irão trabalhar com os alunos do Ensino Médio os diversos espaços da escola, levando os alunos a medirem as salas de aula e tudo que faz parte dela desde janelas, portas, piso, lâmpadas e entre outros.
Com esses registros em mãos os alunos irão na Ste colocar esses dados no Editor de Planilhas, posteriormente o professor em sala de aula irá levar os alunos a pensar, com situações problemas que envolve cálculos de quantos tijolos foram utilizados para construção de cada sala, etc. Desse modo o aluno irá trabalhar adição, multiplicação e subtração.
Com o scratch os alunos irão construir uma sala de aula, com portas, janelas, carteiras e descrever as medidas das paredes, a distância entre carteiras, a largura da porta e da janela, explicando cada espaço detalhadamente.
1- O vídeo mostra sugestões de como trabalhar matemática nas diversas construções existentes no mundo.
2- A construção civil é um campo fértil para se explorar matemática principalmente a multiplicação.
3- O triângulo tem inúmeras aplicações viáveis principalmente em móveis, isso ocorre desde antiguidade até os dias atuais.
4- Preparar uma aula onde o aluno tenha interesse em novas descobertas.
5- Com os ladrilhamentos podemos trabalhar os poligínios geométricos.
6- Os quadriláteros que vemos no dia a dia são os retângulos paralelo gramas com todos os lados iguais.
Por que as sugestões podem ser adequadas ao conteúdo do P.A, levando sim a algumas mudanças se necessário.
E.E. Abadia Faustino Inácio
Progetec: Allan Carvalho Rocha
Com o tema “Jogando e aprendendo com a matemática” a ação inicial do PA consiste em trabalhar com os alunos do 6º Ano a estrutura de jogos de matemática que são utilizados na escola, após discussões e pesquisas por parte dos grupos formados, serão realizadas estações de jogos de diferentes tipos, todos utilizando algum conteúdo de matemática. Ao final dessa etapa, serão escolhidos aqueles que tiverem um melhor resultado e facilidade de utilização.
A segunda etapa consiste em criar jogos e animações utilizando o Scratch, os jogos escolhidos na etapa anterior serão utilizados para influenciar todo o processo. A atividade tem como objetivo promover a produção do aluno frente às atividades e jogos, desenvolver o conhecimento da estrutura dos jogos de matemática, diminuir as dificuldades na aprendizagem dos conteúdos trabalhados.
Dentre os conceitos apresentados no vídeo sobre o uso da matemática no futebol, eis alguns deles:
1 - Uso das probabilidades para prever os resultados dos jogos;
2- Tabelas e gráficos para contagem de pontos;
3 - Fórmula de área de retângulo(base x altura) para calcular a quantidade de torcedores por arquibancada
4 - Fórmula da área de um trapézio [ ( base maior + base menor)x altura : 2 ] também para calcular a quantidade de torcedores em uma arquibancada;
5 - Figuras geométricas nas formas das arquibancadas;
6 - Geometria- Poliedros de Platão ( calcular número de faces, arestas e vértices).
As sugestões são muito importantes para o desenvolvimento de um Projeto de Aprendizagem, a participação dos alunos em todo o processo é fundamental. Todas as atividades devem ser discutidas e após as conclusões a sugestão de atividades deve ser apresentada, os alunos são autores e devem escolher a melhor forma de trabalho. O professor deve ser mediador e acompanhar as decisões tomadas.
E.E.Antônio Nogueira da Fonseca/
Progetec Nayan Mertens
Sugestão 1 Primeiramente, os alunos do 5º ano, juntamente com os professores analisarão quais as possibilidades matemáticas na horta. Deixando com que os alunos analisem e elaborem os questionamentos em relação à temática. Posteriormente serão divididos em grupos, na qual o grupo 1 ficará responsável de criar tabelas no Whrite, utilizando os Laptops de acordo com o que analisaram durantes os meses. Na tabela deverá constar os meses, quantidades de verduras e legumes plantados, quantos colhidos, qual verdura ou legume teve melhor colheita. Em quantos canteiros foram plantadas as verduras, os dias dos meses que choveu. O grupo 2, ficará responsável em elaborar o relatório com os acontecimentos, relatando o que aconteceu em cada dia da aula de Matemática na horta. O grupo 3, ficará responsável em registrar os momentos por meio de fotografias. Portanto, utilizarão Laptops, na construção de gráficos e tabelas, relatórios, pesquisas e fotografias, ou seja, utilizar as tecnologias nas aulas, valorizando a pesquisa e autoria. E para finalizar, apresentarão para as demais turmas os dados obtidos durante a execução da atividade, relatando e apresentando os momentos vivenciados nas atividades práticas.
Sugestão 2 Criação de animação no Scratch Pedir aos alunos do 5º ano, juntamente com os alunos monitores do 8º ano criarem animações no Scratch. Na qual, deve constar o espaço da horta, com a quantidade de canteiros que a horta possui, alguns legumes e verduras, alunos e professores e demais recursos existentes no espaço, de acordo com a atividade desenvolvida anteriormente.
Sugestões porque trabalha primeiramente com questões elaboradas pelos alunos, a partir do tema abordado, posteriormente o professor orienta com pesquisas em grupos e os alunos buscam respostas baseadas no conhecimento científico. Ou seja, o aluno constrói o conhecimento de forma colaborativa. E o professor é o mediador, facilitando a interação entre alunoXconhecimento.
EE. Leontino Alves de Oliveira
PROGETEC: Elizangela Maria dos Santos Arruda.
A atividade consiste em trabalhar com as disciplinas de Matemática e Ciências, na turma do 9º Ano/A, onde tudo começou quando em Ciências a professora iniciou o estudo sobre germinação e fotossíntese. Ocorreu o questionamento por parte dos alunos sobre o plantio e germinação de algumas plantas. Em algumas aulas os professores de Matemática e Ciências se reuniram com a turma e pediram para que cada aluno escrevesse em um papel a planta que gostaria de plantar e o por que. Os professores juntamente com os alunos agruparam as iguais ou semelhantes e surgiu 5 grupos em seguida observando o quadro com o grupo de plantas cada aluno escolheu um grupo de planta. Os alunos nos devidos grupos selecionaram observaram o grupo de planta e selecionaram somente uma delas. A matemática será conduzida com objetivo de trabalhar tabelas e gráficos. 1º Momento: o professor utilizará desde informações sobre nº de alunos envolvidos, nº de plantas, quantos em cada grupo para montagem de gráficos e tabelas. 2º Momento: os alunos pesquisarão sobre a planta que irão plantar (características, forma de plantio). 3º Momento Matemática e Ciências: no processo de plantio a matemática estará presente no acompanhamento do desenvolvimento da planta, será observado quantidade de semente utilizada, dias de germinação, quantidade plantas que germinaram. com os dados os alunos montarão os gráficos e tabelas utilizando o programa Write. Cada grupo será responsável pelas informações sobre sua planta.
Pedir aos alunos que criem animações descrevendo sobre a experiência do seu plantio. Utilizarão as fotografias e vídeos dos momentos das práticas realizadas, demonstrando os resultados por meio dos gráficos e tabelas no Scratch.
PROGETECS:
Elizangela Maria e Rosiley
1- O vídeo apresenta o uso da matemática no trabalho de artistas antigos e atuais tanto na arquitetura quanto nas artes plásticas.
2- Relaciona álgebra e geometria por meio de retas, curvas e outros traçados
3- Trabalha conceitos como proporções e medidas
4- Aguça a criatividade dos alunos por meio da apresentação de modelos no caso, figuras planas para produção própria ou repetição da obra de algum artista.
5- Mostra a matemática (geometria) como resolução de problemas onde envolve imaginação, cálculo e transformação.
6- Nos demonstra forma de analisar obras de arte utilizando um olhar onde está presente a matemática.
Todo PA. tem como base trabalhar questões elencadas pelos alunos, situações que eles tenham interesse em conhecer ou se aprofundar. Com base neste interesse é que serão trabalhadas as certezas provisórias e as dúvidas temporárias. Neste cenário o professor passa a ser o orientador no processo de pesquisa e o aluno passa a buscar o próprio conhecimento havendo possibilidade de confrontar os conhecimento empíricos com o conhecimento obtido por meio de buscas variadas.
EE José Alves Ribeiro
PROGETEC: Rosiley Alves
Matemática em toda parte - Matemática na Arte
A atividade poderá ser desenvolvida com o 7º ano nas disciplinas de Matemática e Arte. No primeiro momento o professor poderá propor uma conversa informal sobre as figuras geométricas encontradas no nosso cotidiano, começando pela sala de aula, proporcionando ao professor uma avaliação prévia do que já sabem sobre essas figuras. Os alunos serão instigados a perceber que a matemática (geometria) está presente em tudo. Propor a análise da obra de arte de Tarsila do Amaral. Para isso o professor poderá utilizar o multimídia interativo com a lousa digital para expor a obra disponível em http://mathema.com.br/wp-content/uploads/2015/09/TARSILA-1.png e também instigá-los a observar as cores, as formas e os recursos usados pela pintora. Poderá dividir a turma em grupos para identificarem, utilizando o recurso da lousa digital, as diferentes formas geométricas presentes na obra.
Propor aos alunos uma releitura da obra de Tarsila do Amaral utilizando o Scratch. Não necessariamente uma cópia fiel, mas utilizando as figuras geométricas presentes na obra.
PROGETECS:
Elizangela Maria e Rosiley
1- O vídeo apresenta o uso da matemática no trabalho de artistas antigos e atuais tanto na arquitetura quanto nas artes plásticas.
2- Relaciona álgebra e geometria por meio de retas, curvas e outros traçados
3- Trabalha conceitos como proporções e medidas
4- Aguça a criatividade dos alunos por meio da apresentação de modelos no caso, figuras planas para produção própria ou repetição da obra de algum artista.
5- Mostra a matemática (geometria) como resolução de problemas onde envolve imaginação, cálculo e transformação.
6- Nos demonstra forma de analisar obras de arte utilizando um olhar onde está presente a matemática.
Sugestão porque num P.A. os alunos devem ser instigados a pensar na questão principal do projeto,naquilo que já sabem e também no que querem aprender sobre o assunto.Essas certezas provisórias e as dúvidas temporárias serão elementos importantes para o desenvolvimento do projeto.
Nessa proposta pedagógica, o professor é o mediador do processo de apropriação do conhecimento científico.
EE Miguel Sutil - Camapuã/MS
Progetec:
Marli Borges da Costa.
Matemática e Tecnologia em toda parte: matemática na escola:
1- Realizar debate com os alunos sobre a matemática presente na escola, partindo do questionamento dos alunos em interpretar estimativa em diversas situações na escola. Através dos questionamentos desenvolver projetos e atividade de pesquisa nas reflexões analisadas por eles, os mesmo podem usar a STE para realização de gráficos e tabelas para obter os resultados.
2- Através das informações obtidas realizarem tabelas de levantamentos e até usar o jogo da gamificação para incentivar os alunos.
Matemática e Tecnologia em toda parte: matemática na escola:
1- Brincando com a matemática: Aprender tabuada brincando e se divertindo através de pesquisas, criação de jogos e realização de jogos com sucata. 2- Desenvolver a prática ao estudo e a memorização da tabuada, utilizando a prática de ensinar por meio de brincadeiras e jogos e da grafia das palavras. Envolver os alunos em uma gincana ambiental onde eles irão construir a tabuada, estimular na coleta de material recriável na construção do objeto do estudo. 3- Oficinas e atividades de elaboração de jogos de matemática, tabelas com tabuada, onde os alunos irão aprender brincado e criando jogos de calculo através do scracth.
(O vídeo apresenta inúmeros conceitos de matemática presentes na escola, sala de aula, cozinha, quadra:
1- O ensino de matemática não esta só na sala de aula, explorar todas as dependências da escola pra realizar aulas criativas, foi o contive do professor Bigode fez nesse vídeo. 2- Apresentar na cozinha, na quadra, na aula de geografa, língua portuguesa e em todas as disciplinas, na cozinha os alunos podem explorar a matemática através de um simples vazamento de uma torneira pingando, levar o aluno a calcular a quantidade de litros de água gasto em uma hora, um dia e um mês, trabalhando assim o cálculo do dinheiro gasto com a água, além da reflexão sobre o aquecimento global trabalha o volume, quantidade, cidadania e a matemática. 3- Medir altura e peso: no vídeo o professor Bigode pergunta a uma aluna qual o peso que ele tem, sua idade e altura. Os alunos responderam em estimativas, calculo mental. 4- No vídeo ele pergunta a professora o que é estimar e ela diz se vai planejar uma aula tem que estimar e calcular quanto tempo vai gastar com o conteúdo e até o tempo em que o aluno gasta pra chegar a escola, assim a estimativa vem em todas as coisas. 5- A estimativa vem em todas as coisas, vem fazer o aluno e professores a refletir nas quantidades de folhas que um aluno gasta por dia, mês e ano, fazendo cada um dar uma opinião da estimativa de folhas gastas e também na medida das folhas gastas em metros se fossem empilhadas, levando assim na reflexão da preservação da natureza, água gasta pra reciclagem, energia e recursos financeiros. 6- A estimativa no cálculo de áreas ocupadas por pessoas, qual espaços envolvendo cálculos como metro, centímetro entre outros; o professor mostra para os alunos como fazer para ter uma estimativa da quantidade de pessoas em um show ou evento, onde calcula a quantidade de pessoas por estimativa de quantas pessoas podem ocupar um metro quadrado, calculando quantos metros tem na área, por essa medida podemos aproximar a quantidade de pessoas por metros quadrados.
São pedidas sugestões e não atividades por se tratar de um PA, por trabalhar questões sugeridas pelos alunos a partir da conversa formal na sugestão do tema inicial, assim estimula o interesse, curiosidade, e o envolvimento da capacidade do aluno em desenvolver sua criatividade no projeto.
Escola Estadual Vespasiano Martins
Progetec: Maria Jéssica Pereira Viturino
“Enxergando a matemática” Nesta situação, os estudantes serão instruídos pelo professor a observarem a escola e escolherem um local onde enxergam a aplicação da matemática. Os estudantes, de forma individual, irão se dirigir ao local escolhido, após observação, e escrever de forma detalhada como a matemática poderia ser aplicada no local escolhido, quais os conteúdos. Durante a observação e desenvolvimento da atividade pelos estudantes, o professor irá auxiliar os estudantes em seus questionamentos e dar suporte para os mesmos realizarem a atividade, sem impedir a autonomia do estudante. Após o desenvolvimento da atividade a campo pelo estudante, os mesmos retornarão para a sala de tecnologia educacional da escola, onde utilizarão o Scratch, para fazer uma animação que contenha a ilustração do local escolhido e apontar os conteúdos matemáticos que o estudante observou no local. Após as animações prontas, será feita a exposição de suas atividades em sala, debatendo e discutindo, entre os colegas e professor. Nessa atividade, pretende-se trabalhar a autonomia do estudante e estimular a sua criatividade e potencial de reflexão, dentro da perspectiva da metodologia de Projeto de Aprendizagem, a cerca da matemática em seu entorno.
“A Horta Escolar e a Matemática” Nesta situação, os estudantes irão trabalhar a matemática aplicada a horta escolar. A escola possui uma horta onde é produzida diversas hortaliças, e trabalhar a matemática aplicada a ela seria de estrema importância, principalmente pela condição de educação do campo da escola. A horta possui vários canteiros. Nesse sentido, os estudantes irão se dirigir para a horta escolar, onde deverão calcular a área em metros e a partir daí, fazer uma reelaboração da organização dos canteiros da horta escolar. Para essa atividade, o estudante deverá escolher uma hortaliça a ser plantada, calcular a quantidade a ser plantada, quantos canteiros terão, levando em consideração o espaço necessário entre uma planta e outra. O estudante deverá buscar um bom equilíbrio entre custo e benefício, visando a melhor utilização do espaço e maior produção da hortaliça escolhida anteriormente. Após isso, os estudantes utilizarão dos recursos do Scratch para fazerem uma animação que contenha os conhecimentos sobre a hortaliça escolhida, seu plantio e como aproveitar o espaço da horta escolar com o uso da matemática. A organização estrutural da horta deverá também ser ilustrada em papel para posterior apresentação em sala junto a animação do Scratch. Com a presente atividade, será possível trabalhar a autonomia e autoria do estudante, bem como promover a reflexão e observação da aplicação da matemática no cotidiano.
Porque se pedir atividades não terá a característica de um PA, pois o mesmo visa desenvolver a autonomia e autoria do estudante, onde o estudante a partir de uma situação problema faz seus questionamentos, e a partir daí, buscar as respostas. Quando se pede sugestões dá-se a liberdade de se falar aquilo que esta pensando, aquilo que acredita ser necessário buscar respostas, etc., já quando se pede atividades, as mesmas já foram elaboradas previamente, perdendo o foco de “liberdade”, onde o estudante não terá a oportunidade de desenvolver aquilo que o inquieta e o instiga e sim o que já foi pensado anteriormente.
EE Joaquim Malaquias da Silva - Camapuã/MS
Progetec:
Alessandro Rogério Zanette
Matemática e Tecnologia em toda parte: matemática na escola: “No plano de ação educacional” 1 - Buscar capacitar os professores para que os mesmos aprendam a manusear os simuladores virtuais e possam dessa forma instruir melhor os alunos no seu uso. Os simuladores podem ser utilizados por exemplos no estudo de variação de gráficos, calculo do IMC dentre outros com essas informações os alunos atingiram mais rápido o conhecimento das informações alcançando com mais rapidez o entendimento dos conceitos e verificações de resultados e situações, para isso podemos contar com a internet e a STE da escola.
Matemática e Tecnologia em toda parte: matemática na escola: “Incluindo o Scratch” 2 - Podemos no decorrer dos trabalhos incluir Scratch na metodologia do professor incluindo ele em ações posteriores ilustrativas onde os alunos poderão incluí-lo em montagem de simulações que o mesmo acabou de aprender em relação a conteúdos matemáticos e suas variáveis estatísticas. Já que o vídeo traz isso a brincadeira da retirada e trabalho das informações dos próprios alunos e montagem de situações de diversas formas criando uma estatística de resultados possíveis.
Matemática e Tecnologia em toda parte: matemática na escola: “Vídeo matemática na escola” 3 – O vídeo é direcionado ao professor e traz diversas formas de se trabalhar a matemática na escola com situações que abordam a estatística havendo repetições, probabilidades, razão entre grandezas, dentre outros, tudo ali no ambiente escolar. Ou seja ele mostra que com recolhimento de informações o professor pode adequar todo o referencial curricular dentro do contexto que o aluno vive, estimulando de alguma forma a atenção, por se tratar de algo não abstrato e posteriormente o entendimento e o aprendizado do assunto pelo alunado..
Matemática e Tecnologia em toda parte: matemática na escola: “previsão” 4 - Na perspectiva que o alunos irá se interessar posso dizer que será muito bom esse método adotado tendo em vista resultados imediatos e assimilação conceitual plena, além de trazer o aluno em alguns momentos como autor deixando transparecer o ponto chave do trabalho.
Escola Estadual Antônio Valadares Extensão Patagônia
Progetec Andréia
Pesquisa e Autoria
PA A Busca do Espaço físico, e suas produções para iniciar nosso PA, Horta na Escola Os professores vão usar a interdisciplinaridade e desenvolver um projeto sobre A Horta e A Matemática, com os alunos, que terão a oportunidade de conhecer melhor os alimentos e experimentá-los na cozinha ou na merenda escolar, o que os auxiliará na promoção da saúde e aprenderem um pouco mais sobre a matemática . O professor de matemática irá trabalhar as formas dos alimentos cultivados, poderá associar o tempo de cultivo, floração e frutificação com o desenvolvimento dos alunos. Na área de português, os professores podem sugerir temas de redações ligados ao consumo de frutas e verduras. Professores da área de história podem trabalhar as origens dos nomes de frutas e verduras, como são consumidas e se são empregadas na medicina popular. O professor de geografia pode trabalhar as frutas e verduras típicas de cada região do país, resgatando, assim, a cultura culinária de cada região. Enfim, todas as áreas do conhecimento podem se beneficiar de alguma forma de uma horta ou mini-horta na escola. Em escolas que não possuem espaço disponível para montar uma horta, há a possibilidade de construí-la com garrafas pet. Sendo assim, o professor pode trabalhar o conceito de sustentabilidade e colocar o tema para discussão entre os alunos. Para a construção da horta, o professor deve ter a participação de todos os alunos. Pode-se dividir a responsabilidade por cada espécie plantada por turma. Ficam a critério do professor os meios de aquisição das mudas ou sementes. Alunos irão criar uma tabela no excel aonde exemplificará cada elemento estudo e que será plantado , Época de cultivo das principais hortaliças
Horta na Escola e a Matemática
Incluindo o Scratch 1-Podemos no decorrer dos trabalhos incluir Scratch na metodologia do professor incluindo ele em ações ilustrativas onde os alunos poderão incluí-lo em montagem de animações que o mesmo acabou de aprender em relação a conteúdos matemáticos e suas variáveis estatísticas. 2-Alunos irão construir um jogo aonde criam uma horta com um menino , objetivo do jogo será medir espaços , colher números de alimentos e criar outras animações diversas.
O vídeo Mostra que se pode enriquecer uma aula a partir da música. 6 itens do vídeo explorado
Velocidade propagação da onda sonora
A relação fracionária entre as notas musicais.
Compasso musical (marcação do tempo) representada por partes.
Relação entre gráficos de funções e o movimento das cordas de alguns instrumentos.
Estrutura dos instrumentos, no caso do piano, por exemplo, quanto maior a corda, mais grave é o som.
Ritmos como sequência de frações.
Na metodologia do PA , Pesquisa investigativa (P.I), o professor propõem o tema principal e o aluno deve formular questões ou propor problemas e levantar hipóteses; 2. Efetuar observações e medidas; 3. Registrar tão cuidadosamente quanto possível os dados observados com o intuito de responder às perguntas formuladas ou comprovar a hipótese levantada; Partindo desta sequencia o aluno estará incluindo em todo o processo da pesquisa tornado-se autor formando suas conclusões através da pesquisa e mediação do professor.
EE Paulo Eduardo de Souza Firmo extensão São Pedro
Progetec Simone Oliveira
Inicialmente Progetec lançara a proposta, tendo assim os professores disponíveis e a turma para desenvolver o PA, juntos então segue a ideia de Educação financeira, conteúdo do 1º ano ensino médio, que entra com matemática na vida. Após analise de diferentes ideias, buscamos a importância de o conhecimento e conscientização sobre o consumismo e dívidas prolongadas, a ideia vem para auxiliar e ate mesmo preparar nossos adolescentes.
Dando aos alunos participantes a elaboração e analise de perguntas temáticas, formulando assim seu próprio questionamento e então com maior interesse buscar compreender e desenvolver o PA de acordo com a realidade e necessidade da turma.
Dividir a turma em grupos para que cada grupo possa assim realizar alguma tarefa formulando toda a ideia do PA. Onde teremos professores e alunos responsáveis desenvolvendo juntos as atividades.
STE, Pesquisas e autoria, Graficos e tabelas com despesas e rendimentos, Pesquisa de campo, Vídeos , Panfletos, jogos, softwares, que auxiliaram e poderão orientar , preparando e ou conscientizando o nosso jovem.
O vídeo "Matemática nas Finanças" apresenta diversas formas de trabalhar a matemática:
- Juros Simples, Composto, Rendimentos e tipos de aplicação;
- Inflação, Deflação, Valorização e Depreciação;
- Tipos de Cálculo: Mental, Escrito, na Calculadora, exato e estimativa.
- Invenção e utilização do ábaco, Blaise Bascal (primeira calculadora) e Leibniz (calculadora com multiplicação e divisão);
- Porcentagem, Cotação do Dólar e Senha bancária (relação com os números primos); Aproveitando a proximidade com P Y paraguai, para usar o dólar e outras moedas como referencia de valores.
Abordar o tema Sugerir questionário pelo aluno Orientar e auxiliar quanto ao uso dos recursos disponíveis; Apresentar o scratch, disponibilizar a STE e auxiliar quando necessário.
Matemática no futebol ESCOLAS: CEEP MÁRCIO ELIAS NERY E.E.CAMILO BONFIM E.E. ABADIA FAUSTINO INÁCIO
PROGETECS:
FABIANA MOREIRA DE ASSIS
JANAINA SILVERIA VIEIRA FRANÇA
ALLAN CARVALHO ROCHA
Debate inicial partindo de questionamentos dos alunos acerca da dificuldade em interpretar gráficos em diversas situações. A partir disse sugeriu-se desenvolver uma atividade de pesquisa aproveitando os jogos escolares do município. Os alunos irão pesquisar os resultados dos jogos, quantitativo de medalhas ganhas por escolas, em seguida na STE criarão gráficos para distribuírem esses dados. Dessa forma os alunos poderão visualizar como construir um gráfico e saber interpretá-lo de forma correta
Na aula de Produção Agroindustrial os alunos irão pesquisar a quantidade de alimentos, em grãos produzidos no Brasil e no estado de MS depois, em cartolinas,irão expor esses dados em forma de gráficos.
Dentre os conceitos apresentados no vídeo sobre o uso da matemática no futebol, eis alguns deles:
1. Uso das probabilidades para prever os resultados dos jogos;
2. tabelas e gráficos para contagem de pontos;
3. fórmula de área de retângulo(base x altura) para calcular a quantidade de torcedores por arquibancada
4. fórmula da área de um trapézio [ ( base maior + base menor)x altura : 2 ] também para calcular a quantidade de torcedores em uma arquibancada;
5. figuras geométricas nas formas das arquibancadas;
geometria- Poliedros de Platão ( calcular número de faces, arestas e vértices).
São solicitadas sugestões pois é um Projeto de Aprendizagem e isso provem de dúvidas dos alunos, e necessita de uma flexibilidade.e sendo sugestões podem haver mudanças nas atividades.
Escola Estadual Camilo Bonfim
Progetec- Janaina Silvéria Vieira França
Criação de Tabelas
Conversar com os alunos inicialmente, explicando sobre como será feito o projeto da horta "Calculando e Plantando", assim como sua importância. Questionar os alunos afim de observar o conhecimento que já possuem referente a dados de tabelas (leitura, análise, interpretação e construção) e também referente ao uso da ferramenta do computador de construir tabelas. Depois disso, a atividade será desenvolvida da seguinte forma: -Pesquisa com os temas: Melhor época de plantio, tempo de colheita, valor nutricional, etc. -Organização de dados. -Construção de tabelas com os dados pesquisa, para ser incluído no projeto da horta da escola.
Criação do crescimento das plantas através do scratch
-calculando o crescimento de plantus, de de feijão e cebolinha, criação de animação no scratch. -Gráfico na ste com a professora de matemática. -Criação de gráfico animado por grupos de no 8º ano A e B com 4 grupos. As sementes serão semeadas em maio e seu crescimento será acompanhado diariamente com as anotações dos dados obtidos.O acompanhamento do crescimento durará até que as plantulas estejam desenvolvidas o suficiente para ser remanejadas para o local fixo. Será escolhido 5 sementes para cada grupo. que fará anotações da altura da planta nas segundas e sexta onde terá que haver anotações dos dados (altura e data). em seguida os alunos terão orientações para a criação das animações no scratch, cada grupo terá que fazer sua animação. Para finalizar cada grupo irá apresentar para os demais alunos da sala.
Primeiramente é necessário partir de uma iniciativa própria dos alunos, para que depois as atividades sejam melhor estruturadas.
E.E.PROFª CATARINA DE ABREU
PROGETEC: Charlaine Volpato
Matemática no Sítio Turma : 7º Ano A Professora : Raquel Caceres Tema : Área e Perímetro Objetivo Geral : Desenvolver habilidades para calcular a área de figuras planas e compreender a importância de áreas no cotidiano rural.Objetivos específicos : Determinar a área de figuras retangulares, por composição e decomposição. Calcular as áreas do retângulo, quadrado, paralelogramo, triângulo e do trapézio e a determinação de áreas de figuras. Resolver problemas que envolvam área de figuras planas.Situação problema:O produtor rural precisa fazer a cerca do sitio, e agora? Temos que auxiliar, calculando a área e perímetro da propriedade, podemos com exatidão informar quantos postes, palanque e quantas bolas de arame serão utilizadas para a execução do serviço. Qual o valor final dessa obra? Para isso utilizaremos a plataforma Khan Academy e o Paint Metodologia : 1º = Com a utilização do software “Paint” o aluno construirá as figuras geométricas destacando o contorno (perímetro) e o preenchimento (área). 2º =Com a utilização de canudinhos de plástico, construirão as figuras, valorizando o “contorno” (perímetro). E, com a utilização de canudinhos plásticos e papel quadriculado, construção da unidade de área e do “preenchimento” interno (área). 3º = Apresentação dos formulários básicos para cálculo de área e perímetro. Com a utilização de instrumentos de medida (trenas e fitas métricas),tarefa de realização de medidas e cálculos de figuras presentes no exercícios citados. Neste momento, será feita a validação das hipóteses inicialmente levantadas, através do recolhimento das tarefas de medição e cálculo de área e perímetro.
Matemática no Sítio Turma : 7º ano A Professores: Raquel Caceres , Liliani Cazarim, Maria Bueno Maria Jose e Leandro
Os alunos desenvolverão animações direcionadas ao tema zona Rural com auxilio do Scratch. Partindo do conceito pessoal de como é a área rural, eles deverão confeccionar, animações ou jogos em dupla, orientados pelos professores responsáveis pela atividade. A sala terá alunos monitores para auxiliarem aqueles que não dominam a ferramenta, colaborando assim com o aprendizado do colega.
Matemática e tecnologias em toda parte Matemática no Sítio - Sidrolândia (Profª Catarina de Abreu, Sidrônio Antunes de Andrade, Vespasiano Martins e Kopenoti) O vídeo trata da Trigonometria e sua a vasta aplicação da Matemática no campo: 1- Estudar a Trigonometria que é parte da matemática que estabelece os métodos de resolução dos triângulos e investiga as funções trigonométricas; 2- D inâmica de estudos vivenciados em pesquisa de campo, envolvendo inúmeras leis trigonométricas todas relacionáveis aos ambientes do sítio (distâncias, rios, barrancos, extensão de terras, troncos de árvores, cercas...); 3- Conhecer as unidades de medidas de forma prática e de acordo com os fatores presentes no campo, favorecendo a condição de escola do campo; 4- Entender a origem de algumas unidades de medidas; 5- O uso da matemática para o melhor aproveitamento de área para plantio; 6- Como isso pode gerar uma aula interessante e que instigue e questione o estudante, o levando a reflexão e ação
A metodologia da aprendizagem parte do conceito do aluno responder suas próprias indagações, partindo do conteúdo inicial,com suas certezas provisórias e dúvidas temporárias até a confirmação de seus questionamentos. O professor é mediador das informações orientando- os, direcionando suas pesquisas para concluírem seus objetivos. O estimulo, a curiosidade e o espírito investigativo são peça chave nesse momento . As tecnologias têm um papel importante para alimentar as informações, onde os alunos farão um filtro para obter seus resultados.
EE “Paulo Eduardo de Souza Firmo” (Ext. Jiboia)
Madalena Neves Moreira
Pesquisa de campo e autoria
A princípio os alunos irão focar na pesquisa e autoria. Aqui não temos parque mas será lançada a pergunta guarda – chuva: Podemos encontrar matemática no parque? Mesmo não tendo parque temos uma reserva florestal onde existem muitas árvores, cipós, raízes, troncos etc.. Está localizada próxima a sede do assentamento. Os alunos farão este trabalho de campo acompanhado pelo professor o qual os orientará e fará algumas perguntas como: Será possível medir a altura de uma árvore sem subir nela ou ter alguma fita métrica gigante? Aguçar a curiosidade levantarão hipóteses e será respondida com Teoria de Mileto. Os alunos poderão registrar através de vídeos, fotos cada forma que induz a linguagem ou sentido matemático, que posteriormente será discutida em grupo na sala de aula e pesquisada na STE. Nesta reserva há uma diversidade de situações de curvas em cipós e árvores e os bambus que nos favorecerá ao estudo do nosso P.A.. O professor poderá provocar os alunos sobre o por quê do seu envergamento
Jogo no SCRATCH
Através da autoria os alunos poderão criar no Scratch um parque baseado em pesquisas levantadas e sugestões dos mesmos. Um jogo que mostre o material levantado na reserva bem como a maior quantidade de conceitos matemáticos
O vídeo nos mostra que é possível reconhecer diversos conceitos matemáticos no parque:
1 - Medir a altura de uma árvore ou monumento usando sua sombra através da “Teoria de Tales de Mileto da semelhança de triângulos”. 2 – Regra de Três; medidas de distância metros e hectares, estimativas, eixo, retas perpendiculares; 3 – Utilizar uma situação real é um excelente estímulo para realizarem suas produções e experiências – 4 – Observação das diferentes edificações existentes no parque que apresentavam octógonos, prismas, semiesferas, arco de circunferência;
5 – A realidade histórica aproxima o aluno do conceito matemático, explica que nada é por acaso. Há sempre uma explicação para o cotidiano. Cita a História do matemático August Möbius e a teoria da fita Möbius; Galileu Galilei com as Parábolas.
6 – Ressalta que cada professor ao planejar deve ter sempre em mente o objetivos a serem atingidos, a provocação ou desafio ao aluno, bem como levar o aluno entender a natureza das coisas, desenvolver a linguagem matemática dentro de um contexto que é do seu cotidiano aguçando seu espírito investigativo.
Observa-se que que quando se dá sugestões de atividades entende - se que os alunos estarão participando de todo processo de desenvolvimento do projeto. Todas as sugestões serão analisadas em grupo e realizadas ou não, dependendo do interesse do grupo e dentro da linha de sua pesquisa.
E E EDUARDO BATISTA AMORIM
PROGETEC: Rafael Santos da Cruz
Abordando o Tema "Matemática na Construção, a professora de matética trabalhará com uma atividade utilizando o conceito de Gamificação. Os alunos assistirão o vídeo "Matemática na Construção" e após o vídeo e discussões sobre os tema os alunos irão criar uma atividade gamificada utilizando o espaço da escola como objeto de investigação.
Após estudo do Tema " Matemática na construção" os alunos criarão uma animação no Scratch dando exemplos de situações matemáticas envolvendo a construção da escola. Podendo ser através de um jogo no Scratch ou uma animação, assim promovendo a autoria sobre o assunto.
1- O vídeo mostra sugestões de como trabalhar matemática nas diversas construções existentes no mundo.
2- A construção civil é um campo fértil para se explorar matemática principalmente a multiplicação.
3- O triângulo tem inúmeras aplicações viáveis principalmente em móveis, isso ocorre desde antiguidade até os dias atuais.
4- Preparar uma aula onde o aluno tenha interesse em novas descobertas.
5- Com os ladrilhamentos podemos trabalhar os poligínios geométricos.
6- Os quadriláteros que vemos no dia a dia são os retângulos paralelo gramas com todos os lados iguais.
Pois com as sugestões podemos fazer adequações levando em conta as particularidades de cada turma e os imprevistos. Assim utilizando a melhor forma par desenvolver a atividade.
Escola Jose Serafim Ribeiro/
Ronan Ivo de Souza
PESQUISA E AUTORIA Reunir os alunos e apresentar o tema "A matemática nas feiras e mercados", após este momento os alunos fariam perguntas a partir da questão guarda chuva onde encontramos a matemática nas feiras e mercados? De forma democrática os alunos iriam criar perguntas acerca de como encontrar a matemática nos locais citados acima. Em um segundo momento os alunos criariam suas próprias hipóteses que através de pesquisas na biblioteca, sites e pesquisa de campo os alunos sistematizarão o conhecimento adquirido, sempre orientado pelo professor. O trabalho será dividido em grupos de até no máximo cinco alunos de acordo com a pergunta de interesse dos mesmos para a realização da investigação. Em um terceiro momento será criado um vídeo autoral que será publicado no youtube e socialização das pesquisas em sala. Sendo a culminância deste projeto será uma apresentação resumida das descobertas realizada pelos alunos utilizando o aplicativo Scratch. OBS.: O projeto torna se mais atrativo se for trabalhado de forma interdisciplinar, por exemplo, com o professor de língua portuguesa trabalhando a linguagem textual, oralidade e a comunicação, também poderia ser trabalhado em outras disciplinas como ciências trabalhando a composição dos alimentos e geografia a organização dos espaços entre outras.
GINCANA “A MATEMÁTICA ESTÁ EM TUDO” O professor reunirá com as salas propondo uma gamificação por meio de uma gincana on line onde será criado um grupo fechado no facebook com todas as salas que participarão das competições estabelecendo uma pontuação para os alunos que responder a questão desafio (onde encontramos a matemática nas feiras e mercados?). As respostas serão atribuídas a valores sendo para textos cinco pontos por comentários, textos com fotos dez pontos e vídeos será atribuído vinte pontos e animações realizadas no aplicativo Scratch terão um valor de cem pontos, tais informações deverão ser salvas no formato AVI e publicado no facebook. A culminância do projeto seria a visita ao mercado municipal de Campo Grande de acordo com a disponibilidade de recursos financeiro e humano da unidade escolar. OBS.: O projeto torna se mais atrativo se for trabalhado de forma interdisciplinar, envolvendo outras disciplinas que apresentará provas como por exemplo em língua portuguesa um poema sobre a matemática no mercado dentro da geografia um mapa do mercado usando conceitos matemáticos como metros, centímetros e em ciências os alimentos saudáveis e seus valores econômicos entre outros.
O vídeo apresenta inúmeros conceitos matemáticos presentes nos mercados e feiras: 1- Apresentam elementos básicos como noções de adição e subtração quando a correlação de compra venda e trocos; 2- Apresenta a organização espacial do ambiente dispostos para a apresentação das mercadorias onde pode se fazer o calculo de áreas e adequação dos espaços envolvendo cálculos como metro, centímetro entre outros; 3- Os alunos observarão as embalagens dos produtos e verificarão s tipos de figuras geométricas que são apresentadas; 4- Possibilitará os educandos a por em prática as noções de volume e espaço; 5- Proporcionará o conhecimento no dia a dia frente a porcentagem, lucros e despesas; 6- Observarão os rótulos de embalagens informações como calorias, gorduras e outros ingredientes daquele produto.
Na metodologia de PA as sugestões são criadas democraticamente pelos alunos de acordo com a curiosidade e interesse dos educandos sendo orientada pelo professor. A partir de um tema pode se trabalhar vários grupos de interesse com temáticas e objetivos diversos.
EE Sidrônio Antunes de Andrade
Progetec Profª Carseléia Gracioli
Matemática e tecnologias em toda parte Matemática no Sítio
Trigonometria no Círculo: exige investigação por parte dos estudantes para ser entendida, parte das certezas provisórias e dúvidas temporárias elaboradas por eles. Público alvo: 2º ano do Ensino Médio. Estrutura que enfatiza o uso interdisciplinar da Matemática e da Física (seno, cosseno e tangente). A metodologia parte da identificação do problema de entendimento de visualização de determinar a medida dos arcos correspondentes ao primeiro quadrante (30º, 45º, 60º). Visita ao sítio para estudo in loco dos ângulos e quadrantes com auxílio da paisagem rural disponível. Na volta para a sala de aula os alunos devem gerenciar seu tempo, colaborar e trabalhar entre si para entenderem a complexidade de construir "Ciclo Trigonométrico" na lousa (professor) no caderno (estudantes): dividir em quadrantes. Na Ste com a linguagem de programação Scratch desenvolver a animação do "Ciclo Trigonométrico". Contribuição da Professora de Matemática Suzana e Professor de Física Fábio em seu pl.
Matemática no Sítio
Figuras Geométricas Planas: exige investigação por parte dos estudantes para ser entendida, parte das certezas provisórias e dúvidas temporárias elaboradas por eles. Público alvo: 8º ano do Ensino Fundamental. Estrutura que enfatiza o uso interdisciplinar da Matemática e da Arte. A metodologia parte da identificação da visualização construção das figuras geométricas. Visita ao sítio para estudo in loco do com auxílio da paisagem rural disponível para criação e identificação das figuras geométricas (ex: caminhar formando um quadrado passando pelo galinheiro, chiqueiro, casa sede e horta). Na Ste com a linguagem de programação Scratch desenvolver um jogo com os comandos para formação das Figuras Geométricas Planas, os alunos devem gerenciar seu tempo, colaborar e trabalhar entre si para entenderem a complexidade de construir as figuras e sua importância. Contribuição da Professora de Matemática Simone e Professora de Arte Sandra em seu pl.
Matemática e tecnologias em toda parte Matemática no Sítio - Sidrolândia (Profª Catarina de Abreu, Sidrônio Antunes de Andrade, Vespasiano Martins e Kopenoti)
O vídeo trata da Trigonometria e sua a vasta aplicação da Matemática no campo: 1- Estudar a Trigonometria que é parte da matemática que estabelece os métodos de resolução dos triângulos e investiga as funções trigonométricas; 2- D inâmica de estudos vivenciados em pesquisa de campo, envolvendo inúmeras leis trigonométricas todas relacionáveis aos ambientes do sítio (distâncias, rios, barrancos, extensão de terras, troncos de árvores, cercas...); 3- Conhecer as unidades de medidas de forma prática e de acordo com os fatores presentes no campo, favorecendo a condição de escola do campo; 4- Entender a origem de algumas unidades de medidas; 5- O uso da matemática para o melhor aproveitamento de área para plantio; 6- Como isso pode gerar uma aula interessante e que instigue e questione o estudante, o levando a reflexão e ação.
São pedidas sugestões e não atividades por se tratar de um um P.A., porque trabalha com questões formuladas pelos alunos, a partir do tema/conteúdo inicial, e parte de certezas provisórias e dúvidas temporárias elaboradas por eles. A partir dessas ideias (hipóteses), o professor orienta a pesquisa dos grupos de alunos em busca das repostas baseadas no conhecimento científico. É um processo de construção e reconstrução. A integração das TIC ao conteúdo curricular pode ser entendida onde as tecnologias são utilizadas para obter melhores resultados em termos de aprendizagem. A reflexão sobre pequisa, autoria, participação ativa dos alunos, cooperação, uso das TIC (Scracth) e mediação do professor no P.A são conceitos importantes para uma prática efetiva com essas metodologias e uso das tecnologias digitais.
E.E.Zumbi dos Palmares
Progetec: Luzia Bento Soares
Nas aulas de Matemática da professora Ângela e professor Pedro, estão sendo desenvolvido na educação Integral em todas as turmas do Ensino Fundamental, o mercadinho e também visitas frequentes na cooperativa aonde chega duas vezes na semana produtos que e colhido na própria comunidade, neste mesmo local fazem a pesagem e dividem em caixas todos os produtos para serem comercializado nos mercados e feiras. Sendo, tomate, mandioca, berinjela, abobora vagem, quiabo e demais.
1- Mercadinho a professora esta trabalhando com embalagens onde os alunos colocam preços nos produtos.
Na STE os alunos fazem tomados de preços dos itens, pesquisaram e imprimiram as notinhas de dinheiro para fazer a compra dos produtos, onde e desenvolvida as quatro operações e o raciocínio lógico dos alunos, onde todo trabalho esta sendo registrado pela Progetec, posteriormente será feito uma montagem no aplicativo de animação Sratch.
2- Cooperativa uma das finalidades do ensino de Matemática indica, como objetivo do ensino fundamental, levar os alunos a fazerem observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos do ponto de vista do conhecimento e estabelecer o maior número possível de relações entre eles, utilizando para isso o conhecimento matemático esta sendo feito um trabalho juntamente com os produtores da cooperativa e os produtos que chegam duas vezes na semana, onde os alunos esta desenvolvendo e aprendendo em sala de aula e STE.
-Tabela, Porcentagem, Operações Fundamentais, Funções e Gráficos, Jogos, Números racionais relativos, Medidas de comprimentos, Gráficos de barras, Gráfico de setores, Gráfico de colunas, Produção de Texto, Números e Operações.
Selecionar, organizar e produzir informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las criticamente.
Tendo em vista que atualmente, os alunos utilizam cada vez mais os recursos tecnológicos tornam-se cada vez mais necessária a utilização destes recursos como ferramentas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem dos mesmos. Percebe-se que os alunos se interessam muito pelos recursos. Assim, este interesse se torna um estímulo para os professores dos anos iniciais utilizarem a Sala de Tecnologia Educacional como auxílio no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. De acordo com o Referencial Curricular, os professores de Matemática do ensino fundamental irão trabalhar com gincanas jogos, porcentagens, funções, gráficas e operações fundamentais, que impliquem a resolução de problemas, a construção de regras e cooperação e raciocínio lógico. Desta forma, irão verificar a importância e necessidade de desenvolver demais ações que possibilitem ao professor de matemática e Progetec trabalharem com a ajuda das tecnologias de forma que contribua no processo de ensino-aprendizagem atendendo às propostas do PA.
1- O vídeo mostra que ir à feira é uma tarefa tão cotidiana que pouco se dão conta de quanto de matemática existe nela. 2- Além das óbvias trocas de moeda que sempre fazem com que nos esforcemos nas contas e procuremos o preço mais barato. 3- Desde a disposição das frutas até os códigos de barras que estão nas caixas dos produtos exibem muitos conceitos matemáticos. 4- Conceitos de número triangular e número quadrado. 5- Além do que querem dizer os números dos códigos de barra são explicadas pelo professor. 6- Onde estimula o professor a levar os alunos a aprender a matemática na feira.
A partir dos temas encima mencionados os alunos despertam interesse entre eles e curiosidade, identificam seus conhecimentos matemática. compreender e transformar a realidade a sua volta, bem como estimular o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas, tornando o aluno apto para enfrentar os desafios das séries seguintes.
EE ANTONIO VALADARES
Progetec: Marcos Valter Seiboth
Sugestão 1
P.A Agricultura familiar e a matemática
Após estudo inicial sobre agricultura familiar, os alunos irão formular proposta de plantio em uma propriedade rural relacionando o dia a dia com matemática. Após determinado o pedaço de terra que será sorteado pelo professor com as dimensões cartográficas da propriedade - utilizando até 8 marcos de limites - para descrevê-la; O plantio e a cultura serão escolhidos pelo grupo. Fazer as anotações dos cálculos para projeção de valores no Excel, Exemplos: Tamanho da área a ser plantada, número de plantas, média estimada produção por planta e gasto de produção por hectare ou metros quadrados. Na STE pesquisar o preço de venda da cultura escolhida, usar o Excel para lançar os dados de projeção de plantio criando gráficos de valores de renda e custos; Apresentação das propostas do grupo em sala de aula, relatando o uso da matemática no dia a dia do produtor da agricultura familiar.
Sugestão 2 P.A Agricultura familiar e a matemática com o uso do Scratch
Usando o apple scratch.mit.edu, o aluno pode usar para desenhar a propriedade dando os comandos utilizando os marcos como referência e os ângulos para formar a figura plana da área sorteada pelo professor para os alunos. Através da apresentação o aluno poderá fazer pequenas frações da propriedade descrevendo os itens plantado na região com suas características (- quando a descrição da propriedade, ou o que plantou, apresentar gráficos de rentabilidade, gastos, etc ) . Através do passeio do ator escolhido pelas frações da propriedade ( - quando chegar em um ponto específico abrirá as tabelas com as especificações da produção e as tabelas) o jogador visitante conseguirá entender ou conhecer um pouco da agricultura familiar.
11. Matemática na música - Terenos. O vídeo apresenta diversos conceitos matemáticos na música, observa-se a matemática na música principalmente em instrumento de cordas que fica fácil observar e fazer experimentos com o comprimento das cordas e o fracionamento da corda para produzir as notas, E fica claro o conceito de tempo e escala entre cada nota, e a questão da função seno, trabalho de medida comprimento de onda, que já é direcionado a física. 1- Trabalhar frações 2- Relação tempo 3- Função seno 4- Gráficos 5- Velocidade propagação da onda sonora 6- Medidas e escalas
Quando se trada de uma Pesquisa investigativa (P.A), o professor propõem o tema principal e o aluno deve formular questões ou propor problemas e levantar hipóteses; 2. Efetuar observações e medidas; 3. Registrar tão cuidadosamente quanto possível os dados observados com o intuito de responder às perguntas formuladas ou comprovar a hipótese levantada; Partindo desta sequencia o aluno estará incluindo em todo o processo da pesquisa tornado-se autor formando suas conclusões através da pesquisa e mediação do professor.
E.E DELFINA NOGUEIRA DE SOUZA
PROGETEC: WELLINGTON PIMENTE
Sugestão 1 – Após as informações serem passadas pela direção sobre as despesas e recebimentos da escola os alunos irão ver o vídeo “O uso da matemática nas finanças” e compreender que a matemática está além de sala de aula e sabendo disso vamos realizar algumas ações: Tomar conhecimento das despesas totais da escola. Verificar o total de gasto por alunos em relação a material (de uso, de limpeza e etc.). Os alunos terão suas aulas agendadas e sob orientação do professor regente e do progetec vão colocar todos esses números em gráficos que serão realizados na STE para que posteriormente eles possam passar a toda comunidade escolar. No momento da apresentação eles vão preparar ações orientadas para que possam ajudar a escola a diminuir os gastos para que esse dinheiro possa ser investido em outro
Sugestão 2- Levar os alunos na STE para conhecer o sctach através do jogo http://www.scratchbrasil.net.br/index.php/jogo/90-jogo-matematico.html e assim conhecer todas as funções dentre algumas desenvolver suas próprias histórias interativas, jogos e animações para que isso aconteça o trabalho será orientado pelo progetec.
O vídeo "Matemática nas Finanças" apresenta diversas formas de trabalhar a matemática:
- Juros Simples, Composto, Rendimentos e tipos de aplicação;
- Inflação, Deflação, Valorização e Depreciação;
- Tipos de Cálculo: Mental, Escrito, na Calculadora, exato e estimativa.
- Invenção e utilização do ábaco, Blaise Bascal (primeira calculadora) e Leibniz (calculadora com multiplicação e divisão);
- Porcentagem,
As sugestões são importantes, pois podem ser incorporadas ao PA para que ele seja mais objetivo e dinâmico aproveitando todo o conhecimento que o aluno já trás isso fará com que o trabalho tenha o objetivo alcançado.
Escola Estadual Antônio Valadares Extensão Patagônia
Progetec Andréia
Pesquisa e Autoria
PA A Busca do Espaço físico, e suas produções para iniciar nosso PA, Horta na Escola
Os professores vão usar a interdisciplinaridade e desenvolver um projeto sobre A Horta e A Matemática, com os alunos, que terão a oportunidade de conhecer melhor os alimentos e experimentá-los na cozinha ou na merenda escolar, o que os auxiliará na promoção da saúde e aprenderem um pouco mais sobre a matemática .
O professor de matemática irá trabalhar as formas dos alimentos cultivados, poderá associar o tempo de cultivo, floração e frutificação com o desenvolvimento dos alunos. Na área de português, os professores podem sugerir temas de redações ligados ao consumo de frutas e verduras. Professores da área de história podem trabalhar as origens dos nomes de frutas e verduras, como são consumidas e se são empregadas na medicina popular. O professor de geografia pode trabalhar as frutas e verduras típicas de cada região do país, resgatando, assim, a cultura culinária de cada região. Enfim, todas as áreas do conhecimento podem se beneficiar de alguma forma de uma horta ou mini-horta na escola.
Em escolas que não possuem espaço disponível para montar uma horta, há a possibilidade de construí-la com garrafas pet. Sendo assim, o professor pode trabalhar o conceito de sustentabilidade e colocar o tema para discussão entre os alunos.
Para a construção da horta, o professor deve ter a participação de todos os alunos. Pode-se dividir a responsabilidade por cada espécie plantada por turma. Ficam a critério do professor os meios de aquisição das mudas ou sementes. Alunos irão criar uma tabela no excel aonde exemplificará cada elemento estudo e que será plantado ,
Época de cultivo das principais hortaliças
Horta na Escola e a Matemática
Incluindo o Scratch
1-Podemos no decorrer dos trabalhos incluir Scratch na metodologia do professor incluindo ele em ações ilustrativas onde os alunos poderão incluí-lo em montagem de animações que o mesmo acabou de aprender em relação a conteúdos matemáticos e suas variáveis estatísticas.
2-Alunos irão construir um jogo aonde criam uma horta com um menino , objetivo do jogo será medir espaços , colher números de alimentos e criar outras animações diversas.
O vídeo Mostra que se pode enriquecer uma aula a partir da música. 6 itens do vídeo explorado
Velocidade propagação da onda sonora
A relação fracionária entre as notas musicais.
Compasso musical (marcação do tempo) representada por partes.
Relação entre gráficos de funções e o movimento das cordas de alguns instrumentos.
Estrutura dos instrumentos, no caso do piano, por exemplo, quanto maior a corda, mais grave é o som.
Ritmos como sequência de frações.
Ritmos como sequência de frações.
Na metodologia do PA , Pesquisa investigativa (P.I), o professor propõem o tema principal e o aluno deve formular questões ou propor problemas e levantar hipóteses; 2. Efetuar observações e medidas; 3. Registrar tão cuidadosamente quanto possível os dados observados com o intuito de responder às perguntas formuladas ou comprovar a hipótese levantada;
Partindo desta sequencia o aluno estará incluindo em todo o processo da pesquisa tornado-se autor formando suas conclusões através da pesquisa e mediação do professor.
Espaço fechado para novas contribuições em 01/05/2017.
Tema 36 - Matemática e tecnologias em toda parte.
Após assistir os vídeos, discutir com seus colegas as ideias sobre como a matemática está presente no cotidiano e sobre como articular estes conhecimentos com o P.A que será desenvolvido na escola em 2017, participe da construção da tabela de sugestões de situações de aprendizagem para serem desenvolvidas no P.A articulando tecnologias digitais - uso do Scratch - conceitos de matemática.@@@@@@@@@@@@@@@@@@@PARA ACESSAR AS DEVOLUTIVAS DAS POSTAGENS EM GRUPO/DUPLA E INDIVIDUAIS, CLIQUE AQUI!
A ideia é sugerir, de acordo com o tema geral do seu P.A, duas situações de aprendizagem que poderão ser desenvolvidas com os alunos contextualizando o tema do P.A com os conceitos de matemática.
Lembre-se que o desenvolvimento do P.A deve ser baseado na sua base metodológica: pesquisa, autoria, participação ativa dos alunos, cooperação, uso das TIC (Scratch), mediação do professor.
EE Jose Alves Quito
PROGETEC:
RENATA RIBEIRO LOPES
2- Apos assistir o video pode-se ver que a matemática esta em toda a parte;
Progetec: Cleber Sandri
1 Pode ser aplicado as forma de trigonometria na medidas de lagoas, distancia entre lugares que não é possível de ser acessados.
2 Calcular área de terra da propriedade
3 Pode ser realizado o calculo de plantio quantas plantas cabem no espaço da propriedade em que formato fica melhor distribuído o plantio.
4 Calcular o peso dos animais utilizando a forma de cubicar cilindro.
5 Utilizar as frações na divisão de produtos da propriedade.
6 Realizar calculo de proporção para descobri que o modelo matemático nunca pode ser o real na pratica.
PROGETEC: Márcio Francisco Reis dos Santos
EE “Paulo Eduardo de Souza Firmo”(Polo)1 - Medir a altura de uma árvore ou monumento usando sua sombra através da “Teoria de Tales de Mileto da semelhança de triângulos”.
2 – Regra de Três; medidas de distância metros e hectares, estimativas, eixo, retas perpendiculares;
3 – Utilizar uma situação real é um excelente estímulo para realizarem suas produções e experiências –
4 – Observação das diferentes edificações existentes no parque que apresentavam octógonos, prismas, semiesferas, arco de circunferência;
5 – A realidade histórica aproxima o aluno do conceito matemático, explica que nada é por acaso. Há sempre uma explicação para o cotidiano. Cita a História do matemático August Möbius e a teoria da fita Möbius; Galileu Galilei com as Parábolas.
6 – Ressalta que cada professor ao planejar deve ter sempre em mente o objetivos a serem atingidos, a provocação ou desafio ao aluno, bem como levar o aluno entender a natureza das coisas, desenvolver a linguagem matemática dentro de um contexto que é do seu cotidiano aguçando seu espírito investigativo.
Progetec: Marcos Valter Seiboth
P.A Agricultura familiar e a matemática
Após estudo inicial sobre agricultura familiar, os alunos irão formular proposta de plantio em uma propriedade rural relacionando o dia a dia com matemática.
Após determinado o pedaço de terra que será sorteado pelo professor com as dimensões cartográficas da propriedade - utilizando até 8 marcos de limites - para descrevê-la; O plantio e a cultura serão escolhidos pelo grupo.
Fazer as anotações dos cálculos para projeção de valores no Excel, Exemplos: Tamanho da área a ser plantada, número de plantas, média estimada produção por planta e gasto de produção por hectare ou metros quadrados.
Na STE pesquisar o preço de venda da cultura escolhida, usar o Excel para lançar os dados de projeção de plantio criando gráficos de valores de renda e custos;
Apresentação das propostas do grupo em sala de aula, relatando o uso da matemática no dia a dia do produtor da agricultura familiar.
P.A Agricultura familiar e a matemática com o uso do Scratch
Usando o apple scratch.mit.edu, o aluno pode usar para desenhar a propriedade dando os comandos utilizando os marcos como referência e os ângulos para formar a figura plana da área sorteada pelo professor para os alunos.
Através da apresentação o aluno poderá fazer pequenas frações da propriedade descrevendo os itens plantado na região com suas características (- quando a descrição da propriedade, ou o que plantou, apresentar gráficos de rentabilidade, gastos, etc ) . Através do passeio do ator escolhido pelas frações da propriedade ( - quando chegar em um ponto específico abrirá as tabelas com as especificações da produção e as tabelas) o jogador visitante conseguirá entender ou conhecer um pouco da agricultura familiar.
O vídeo apresenta diversos conceitos matemáticos na música, observa-se a matemática na música principalmente em instrumento de cordas que fica fácil observar e fazer experimentos com o comprimento das cordas e o fracionamento da corda para produzir as notas, E fica claro o conceito de tempo e escala entre cada nota, e a questão da função seno, trabalho de medida comprimento de onda, que já é direcionado a física.
1- Trabalhar frações
2- Relação tempo
3- Função seno
4- Gráficos
5- Velocidade propagação da onda sonora
6- Medidas e escalas
Partindo desta sequencia o aluno estará incluindo em todo o processo da pesquisa tornado-se autor formando suas conclusões através da pesquisa e mediação do professor.
E.E. João Ribeiro Guimarães /
PROGETEC Eliane Neves
- Juros Simples, Composto, Rendimentos e tipos de aplicação;
- Inflação, Deflação, Valorização e Depreciação;
- Tipos de Cálculo: Mental, Escrito, na Calculadora, exato e estimativa.
- Planilhas eletrônicas: Funções, totalização, Gráficos, etc;
- Invenção e utilização do ábaco, Blaise Bascal (primeira calculadora) e Leibniz (calculadora com multiplicação e divisão);
- Porcentagem, Cotação do Dólar e Senha bancária (relação com os números primos);
Bandeirantes MS
Progetec: Raul Campos Nunes
Elaborar e realizar uma oficina com os professores de Matemática do ensino fundamental sobre como usar o software Geogebra. Através de atividades práticas, tutoriais e vídeos aulas. Para que em seguida, os próprios professores possam montar mini-oficinas com os alunos (com o auxílio do PROGETEC), ensinando-os a parte introdutória de como utilizar o Geogebra.
O passo-a-passo desta oficina a ser realizada com os professores encontra-se no link abaixo:
http://www.geogebra.im-uff.mat.br/vtt.html
Os professores de matemática, juntamente com o PROGETEC, se reunirão para fazerem um levantamento prévio de jogos on-line voltados ao ensino de matemática no ensino fundamental.
As sugestões iniciais são de de jogos indicados para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental ou para alunos dos anos finais que necessitam recuperar aprendizagem de conceitos e conteúdos trabalhados nos anos iniciais.
http://www.matematica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1315
Sugestões de jogos para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental.
http://www.matematica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1316
Em seguida, os professores irão desenvolver uma espécie de gincana ou até mesmo uma oficina com os alunos para que eles possam ter contato com inúmeros jogos sugeridos pelos professores. Na próxima etapa, os alunos estariam pesquisando e sugerindo jogos diferenciados, de acordo com os conteúdos previamente estabelecidos.
Os alunos deveram sempre deixar registrados as relações exixtentes entre os jogos e os conteúdos ensinados em sala de aula. O tipo de registro, será discutido com os alunos, podendo ser em forma de relatório, apresentações de slides, podcast ou vídeos.- Juros Simples, Composto, Rendimentos e tipos de aplicação;
- Inflação, Deflação, Valorização e Depreciação;
- Tipos de Cálculo: Mental, Escrito, na Calculadora, exato e estimativa.
- Planilhas eletrônicas: Funções, totalização, Gráficos, etc;
- Invenção e utilização do ábaco, Blaise Bascal (primeira calculadora) e Leibniz (calculadora com multiplicação e divisão);
- Porcentagem, Cotação do Dólar e Senha bancária (relação com os números primos);
É fundamental que as questões e as sugestões a serem pesquisadas ou trabalhadas parta da curiosidade, das dúvidas, das indagações do aluno, e não imposta pelo professor.
As sugestões dadas e a busca de novas soluções para as questões que estão sempre surgindo num ambiente enriquecido configura a atitude e a conduta de verdadeiros pesquisadores.
Lidiane Ottoni da Silva Petini
Turma: 1º Ano e 2º Ano
Conteúdo:
- numeral
- Ideia de número: quantidade, ordem e posição
- Associação número/numeral
Objetivos:Metodologia:
A professora deverá organizar a turma em círculo. Em seguida apresentar as cantigas, os alunos batem palmas e fazem mímicas conforme a orientação da professora. Os instrumentos musicais são utilizados pela professora para a marcação do tempo: os alunos acompanham. Posteriormente será realizada uma leitura coletiva e exploração das palavras da letra da música que deverá estar exposta na lousa ou cartaz. As quantidades e numerais expressos nas letras das músicas deverão ser observados e podem ser registrados ou representados pelos alunos, utilizando o Tux Paint na Sala de Tecnologias. A professora deverá questionar os alunos, a respeito das quantidades, como por exemplo: “- Quantas pontas têm o meu chapéu?”, ou estimular a interpretação da música conforme considerar conveniente.
O Meu Chapéu Tem Três Pontas
O meu chapéu tem três pontas
Tem três pontas o meu chapéu
Se não tivesse três pontas
Não seria o meu chapéu
Um, dois, feijão com arroz
Um, dois,
Feijão com arroz;
Três, quatro,
Feijão no prato;
Cinco, seis,
Feijão inglês;
Sete, oito,
Comer biscoito;
Nove, dez,
Comer pastéis
A galinha do vizinho
A galinha do vizinho
Bota ovo amarelinho.
Bota um, bota dois, bota três,
Bota quatro, bota cinco, bota seis,
Bota sete, bota oito, bota nove,
Bota dez!
Turma: 6º Ano
Conteúdo:
- Monocórdio de Pitágoras e os instrumentos modernos
- Frações equivalentes
Objetivos:Metodologia: O Projeto de Aprendizagem proposto para este ano trata-se de um resgate das raízes sertanejas e investigação sobre a produção rural, focalizando produção de mandioca. Sendo assim, está sugestão busca utilizar a música sertaneja para aproximar o ensino de matemática às investigações, pesquisas e produções dos alunos. Durante todo o processo investigativo, trazer músicas para as aulas que tratam da vida no campo. Mostrar aos alunos alguns instrumentos, mais comuns para a música sertaneja, tais como, viola, violão, acordeom. Propor investigação da relação destes instrumentos com o monocórdio de Pitágoras, a história de cada um e a relação entre as notas e as frações. Registrar suas conclusões através de uma animação no Scratch.
Rita Elaine de Paula
Com o tema de construção o professor de Matemática e o de Física irão trabalhar com os alunos do Ensino Médio os diversos espaços da escola, levando os alunos a medirem as salas de aula e tudo que faz parte dela desde janelas, portas, piso, lâmpadas e entre outros.
Com esses registros em mãos os alunos irão na Ste colocar esses dados no Editor de Planilhas, posteriormente o professor em sala de aula irá levar os alunos a pensar, com situações problemas que envolve cálculos de quantos tijolos foram utilizados para construção de cada sala, etc. Desse modo o aluno irá trabalhar adição, multiplicação e subtração.
Com o scratch os alunos irão construir uma sala de aula, com portas, janelas, carteiras e descrever as medidas das paredes, a distância entre carteiras, a largura da porta e da janela, explicando cada espaço detalhadamente.
1- O vídeo mostra sugestões de como trabalhar matemática nas diversas construções existentes no mundo.
2- A construção civil é um campo fértil para se explorar matemática principalmente a multiplicação.
3- O triângulo tem inúmeras aplicações viáveis principalmente em móveis, isso ocorre desde antiguidade até os dias atuais.
4- Preparar uma aula onde o aluno tenha interesse em novas descobertas.
5- Com os ladrilhamentos podemos trabalhar os poligínios geométricos.
6- Os quadriláteros que vemos no dia a dia são os retângulos paralelo gramas com todos os lados iguais.
Por que as sugestões podem ser adequadas ao conteúdo do P.A, levando sim a algumas mudanças se necessário.
Progetec: Allan Carvalho Rocha
A segunda etapa consiste em criar jogos e animações utilizando o Scratch, os jogos escolhidos na etapa anterior serão utilizados para influenciar todo o processo. A atividade tem como objetivo promover a produção do aluno frente às atividades e jogos, desenvolver o conhecimento da estrutura dos jogos de matemática, diminuir as dificuldades na aprendizagem dos conteúdos trabalhados.
1 - Uso das probabilidades para prever os resultados dos jogos;
2- Tabelas e gráficos para contagem de pontos;
3 - Fórmula de área de retângulo(base x altura) para calcular a quantidade de torcedores por arquibancada
4 - Fórmula da área de um trapézio [ ( base maior + base menor)x altura : 2 ] também para calcular a quantidade de torcedores em uma arquibancada;
5 - Figuras geométricas nas formas das arquibancadas;
6 - Geometria- Poliedros de Platão ( calcular número de faces, arestas e vértices).
Progetec Nayan Mertens
Primeiramente, os alunos do 5º ano, juntamente com os professores analisarão quais as possibilidades matemáticas na horta. Deixando com que os alunos analisem e elaborem os questionamentos em relação à temática. Posteriormente serão divididos em grupos, na qual o grupo 1 ficará responsável de criar tabelas no Whrite, utilizando os Laptops de acordo com o que analisaram durantes os meses. Na tabela deverá constar os meses, quantidades de verduras e legumes plantados, quantos colhidos, qual verdura ou legume teve melhor colheita. Em quantos canteiros foram plantadas as verduras, os dias dos meses que choveu. O grupo 2, ficará responsável em elaborar o relatório com os acontecimentos, relatando o que aconteceu em cada dia da aula de Matemática na horta. O grupo 3, ficará responsável em registrar os momentos por meio de fotografias. Portanto, utilizarão Laptops, na construção de gráficos e tabelas, relatórios, pesquisas e fotografias, ou seja, utilizar as tecnologias nas aulas, valorizando a pesquisa e autoria. E para finalizar, apresentarão para as demais turmas os dados obtidos durante a execução da atividade, relatando e apresentando os momentos vivenciados nas atividades práticas.
Criação de animação no Scratch
Pedir aos alunos do 5º ano, juntamente com os alunos monitores do 8º ano criarem animações no Scratch. Na qual, deve constar o espaço da horta, com a quantidade de canteiros que a horta possui, alguns legumes e verduras, alunos e professores e demais recursos existentes no espaço, de acordo com a atividade desenvolvida anteriormente.
PROGETEC: Elizangela Maria dos Santos Arruda.
Ocorreu o questionamento por parte dos alunos sobre o plantio e germinação de algumas plantas.
Em algumas aulas os professores de Matemática e Ciências se reuniram com a turma e pediram para que cada aluno escrevesse em um papel a planta que gostaria de plantar e o por que.
Os professores juntamente com os alunos agruparam as iguais ou semelhantes e surgiu 5 grupos em seguida observando o quadro com o grupo de plantas cada aluno escolheu um grupo de planta.
Os alunos nos devidos grupos selecionaram observaram o grupo de planta e selecionaram somente uma delas.
A matemática será conduzida com objetivo de trabalhar tabelas e gráficos.
1º Momento: o professor utilizará desde informações sobre nº de alunos envolvidos, nº de plantas, quantos em cada grupo para montagem de gráficos e tabelas.
2º Momento: os alunos pesquisarão sobre a planta que irão plantar (características, forma de plantio).
3º Momento Matemática e Ciências: no processo de plantio a matemática estará presente no acompanhamento do desenvolvimento da planta, será observado quantidade de semente utilizada, dias de germinação, quantidade plantas que germinaram. com os dados os alunos montarão os gráficos e tabelas utilizando o programa Write. Cada grupo será responsável pelas informações sobre sua planta.
Utilizarão as fotografias e vídeos dos momentos das práticas realizadas, demonstrando os resultados por meio dos gráficos e tabelas no Scratch.
Elizangela Maria e Rosiley
1- O vídeo apresenta o uso da matemática no trabalho de artistas antigos e atuais tanto na arquitetura quanto nas artes plásticas.
2- Relaciona álgebra e geometria por meio de retas, curvas e outros traçados
3- Trabalha conceitos como proporções e medidas
4- Aguça a criatividade dos alunos por meio da apresentação de modelos no caso, figuras planas para produção própria ou repetição da obra de algum artista.
5- Mostra a matemática (geometria) como resolução de problemas onde envolve imaginação, cálculo e transformação.
6- Nos demonstra forma de analisar obras de arte utilizando um olhar onde está presente a matemática.
Com base neste interesse é que serão trabalhadas as certezas provisórias e as dúvidas temporárias.
Neste cenário o professor passa a ser o orientador no processo de pesquisa e o aluno passa a buscar o próprio conhecimento havendo possibilidade de confrontar os conhecimento empíricos com o conhecimento obtido por meio de buscas variadas.
PROGETEC: Rosiley Alves
A atividade poderá ser desenvolvida com o 7º ano nas disciplinas de Matemática e Arte.
No primeiro momento o professor poderá propor uma conversa informal sobre as figuras geométricas encontradas no nosso cotidiano, começando pela sala de aula, proporcionando ao professor uma avaliação prévia do que já sabem sobre essas figuras. Os alunos serão instigados a perceber que a matemática (geometria) está presente em tudo.
Propor a análise da obra de arte de Tarsila do Amaral. Para isso o professor poderá utilizar o multimídia interativo com a lousa digital para expor a obra disponível em http://mathema.com.br/wp-content/uploads/2015/09/TARSILA-1.png e também instigá-los a observar as cores, as formas e os recursos usados pela pintora. Poderá dividir a turma em grupos para identificarem, utilizando o recurso da lousa digital, as diferentes formas geométricas presentes na obra.
Na STE os alunos poderão explorar as figuras geométricas para formar quebra-cabeças utilizando o Tangran, disponível em https://rachacuca.com.br/raciocinio/tangram/
Propor aos alunos uma releitura da obra de Tarsila do Amaral utilizando o Scratch. Não necessariamente uma cópia fiel, mas utilizando as figuras geométricas presentes na obra.
Elizangela Maria e Rosiley
1- O vídeo apresenta o uso da matemática no trabalho de artistas antigos e atuais tanto na arquitetura quanto nas artes plásticas.
2- Relaciona álgebra e geometria por meio de retas, curvas e outros traçados
3- Trabalha conceitos como proporções e medidas
4- Aguça a criatividade dos alunos por meio da apresentação de modelos no caso, figuras planas para produção própria ou repetição da obra de algum artista.
5- Mostra a matemática (geometria) como resolução de problemas onde envolve imaginação, cálculo e transformação.
6- Nos demonstra forma de analisar obras de arte utilizando um olhar onde está presente a matemática.
Nessa proposta pedagógica, o professor é o mediador do processo de apropriação do conhecimento científico.
Progetec:
Marli Borges da Costa.
Matemática e Tecnologia em toda parte: matemática na escola:
1- Realizar debate com os alunos sobre a matemática presente na escola, partindo do questionamento dos alunos em interpretar estimativa em diversas situações na escola. Através dos questionamentos desenvolver projetos e atividade de pesquisa nas reflexões analisadas por eles, os mesmo podem usar a STE para realização de gráficos e tabelas para obter os resultados.2- Através das informações obtidas realizarem tabelas de levantamentos e até usar o jogo da gamificação para incentivar os alunos.
Matemática e Tecnologia em toda parte: matemática na escola:
1- Brincando com a matemática: Aprender tabuada brincando e se divertindo através de pesquisas, criação de jogos e realização de jogos com sucata.
2- Desenvolver a prática ao estudo e a memorização da tabuada, utilizando a prática de ensinar por meio de brincadeiras e jogos e da grafia das palavras. Envolver os alunos em uma gincana ambiental onde eles irão construir a tabuada, estimular na coleta de material recriável na construção do objeto do estudo.
3- Oficinas e atividades de elaboração de jogos de matemática, tabelas com tabuada, onde os alunos irão aprender brincado e criando jogos de calculo através do scracth.
(O vídeo apresenta inúmeros conceitos de matemática presentes na escola, sala de aula, cozinha, quadra:
1- O ensino de matemática não esta só na sala de aula, explorar todas as dependências da escola pra realizar aulas criativas, foi o contive do professor Bigode fez nesse vídeo.2- Apresentar na cozinha, na quadra, na aula de geografa, língua portuguesa e em todas as disciplinas, na cozinha os alunos podem explorar a matemática através de um simples vazamento de uma torneira pingando, levar o aluno a calcular a quantidade de litros de água gasto em uma hora, um dia e um mês, trabalhando assim o cálculo do dinheiro gasto com a água, além da reflexão sobre o aquecimento global trabalha o volume, quantidade, cidadania e a matemática.
3- Medir altura e peso: no vídeo o professor Bigode pergunta a uma aluna qual o peso que ele tem, sua idade e altura. Os alunos responderam em estimativas, calculo mental.
4- No vídeo ele pergunta a professora o que é estimar e ela diz se vai planejar uma aula tem que estimar e calcular quanto tempo vai gastar com o conteúdo e até o tempo em que o aluno gasta pra chegar a escola, assim a estimativa vem em todas as coisas.
5- A estimativa vem em todas as coisas, vem fazer o aluno e professores a refletir nas quantidades de folhas que um aluno gasta por dia, mês e ano, fazendo cada um dar uma opinião da estimativa de folhas gastas e também na medida das folhas gastas em metros se fossem empilhadas, levando assim na reflexão da preservação da natureza, água gasta pra reciclagem, energia e recursos financeiros.
6- A estimativa no cálculo de áreas ocupadas por pessoas, qual espaços envolvendo cálculos como metro, centímetro entre outros; o professor mostra para os alunos como fazer para ter uma estimativa da quantidade de pessoas em um show ou evento, onde calcula a quantidade de pessoas por estimativa de quantas pessoas podem ocupar um metro quadrado, calculando quantos metros tem na área, por essa medida podemos aproximar a quantidade de pessoas por metros quadrados.
Progetec: Maria Jéssica Pereira Viturino
Nesta situação, os estudantes serão instruídos pelo professor a observarem a escola e escolherem um local onde enxergam a aplicação da matemática. Os estudantes, de forma individual, irão se dirigir ao local escolhido, após observação, e escrever de forma detalhada como a matemática poderia ser aplicada no local escolhido, quais os conteúdos. Durante a observação e desenvolvimento da atividade pelos estudantes, o professor irá auxiliar os estudantes em seus questionamentos e dar suporte para os mesmos realizarem a atividade, sem impedir a autonomia do estudante.
Após o desenvolvimento da atividade a campo pelo estudante, os mesmos retornarão para a sala de tecnologia educacional da escola, onde utilizarão o Scratch, para fazer uma animação que contenha a ilustração do local escolhido e apontar os conteúdos matemáticos que o estudante observou no local. Após as animações prontas, será feita a exposição de suas atividades em sala, debatendo e discutindo, entre os colegas e professor. Nessa atividade, pretende-se trabalhar a autonomia do estudante e estimular a sua criatividade e potencial de reflexão, dentro da perspectiva da metodologia de Projeto de Aprendizagem, a cerca da matemática em seu entorno.
Nesta situação, os estudantes irão trabalhar a matemática aplicada a horta escolar. A escola possui uma horta onde é produzida diversas hortaliças, e trabalhar a matemática aplicada a ela seria de estrema importância, principalmente pela condição de educação do campo da escola. A horta possui vários canteiros.
Nesse sentido, os estudantes irão se dirigir para a horta escolar, onde deverão calcular a área em metros e a partir daí, fazer uma reelaboração da organização dos canteiros da horta escolar. Para essa atividade, o estudante deverá escolher uma hortaliça a ser plantada, calcular a quantidade a ser plantada, quantos canteiros terão, levando em consideração o espaço necessário entre uma planta e outra. O estudante deverá buscar um bom equilíbrio entre custo e benefício, visando a melhor utilização do espaço e maior produção da hortaliça escolhida anteriormente. Após isso, os estudantes utilizarão dos recursos do Scratch para fazerem uma animação que contenha os conhecimentos sobre a hortaliça escolhida, seu plantio e como aproveitar o espaço da horta escolar com o uso da matemática. A organização estrutural da horta deverá também ser ilustrada em papel para posterior apresentação em sala junto a animação do Scratch.
Com a presente atividade, será possível trabalhar a autonomia e autoria do estudante, bem como promover a reflexão e observação da aplicação da matemática no cotidiano.
Progetec:
Alessandro Rogério Zanette
1 - Buscar capacitar os professores para que os mesmos aprendam a manusear os simuladores virtuais e possam dessa forma instruir melhor os alunos no seu uso. Os simuladores podem ser utilizados por exemplos no estudo de variação de gráficos, calculo do IMC dentre outros com essas informações os alunos atingiram mais rápido o conhecimento das informações alcançando com mais rapidez o entendimento dos conceitos e verificações de resultados e situações, para isso podemos contar com a internet e a STE da escola.
2 - Podemos no decorrer dos trabalhos incluir Scratch na metodologia do professor incluindo ele em ações posteriores ilustrativas onde os alunos poderão incluí-lo em montagem de simulações que o mesmo acabou de aprender em relação a conteúdos matemáticos e suas variáveis estatísticas.
Já que o vídeo traz isso a brincadeira da retirada e trabalho das informações dos próprios alunos e montagem de situações de diversas formas criando uma estatística de resultados possíveis.
3 – O vídeo é direcionado ao professor e traz diversas formas de se trabalhar a matemática na escola com situações que abordam a estatística havendo repetições, probabilidades, razão entre grandezas, dentre outros, tudo ali no ambiente escolar. Ou seja ele mostra que com recolhimento de informações o professor pode adequar todo o referencial curricular dentro do contexto que o aluno vive, estimulando de alguma forma a atenção, por se tratar de algo não abstrato e posteriormente o entendimento e o aprendizado do assunto pelo alunado..
4 - Na perspectiva que o alunos irá se interessar posso dizer que será muito bom esse método adotado tendo em vista resultados imediatos e assimilação conceitual plena, além de trazer o aluno em alguns momentos como autor deixando transparecer o ponto chave do trabalho.
Progetec Andréia
PA A Busca do Espaço físico, e suas produções para iniciar nosso PA, Horta na Escola
Os professores vão usar a interdisciplinaridade e desenvolver um projeto sobre A Horta e A Matemática, com os alunos, que terão a oportunidade de conhecer melhor os alimentos e experimentá-los na cozinha ou na merenda escolar, o que os auxiliará na promoção da saúde e aprenderem um pouco mais sobre a matemática .
O professor de matemática irá trabalhar as formas dos alimentos cultivados, poderá associar o tempo de cultivo, floração e frutificação com o desenvolvimento dos alunos. Na área de português, os professores podem sugerir temas de redações ligados ao consumo de frutas e verduras. Professores da área de história podem trabalhar as origens dos nomes de frutas e verduras, como são consumidas e se são empregadas na medicina popular. O professor de geografia pode trabalhar as frutas e verduras típicas de cada região do país, resgatando, assim, a cultura culinária de cada região. Enfim, todas as áreas do conhecimento podem se beneficiar de alguma forma de uma horta ou mini-horta na escola.
Em escolas que não possuem espaço disponível para montar uma horta, há a possibilidade de construí-la com garrafas pet. Sendo assim, o professor pode trabalhar o conceito de sustentabilidade e colocar o tema para discussão entre os alunos.
Para a construção da horta, o professor deve ter a participação de todos os alunos. Pode-se dividir a responsabilidade por cada espécie plantada por turma. Ficam a critério do professor os meios de aquisição das mudas ou sementes. Alunos irão criar uma tabela no excel aonde exemplificará cada elemento estudo e que será plantado ,
Época de cultivo das principais hortaliças
Incluindo o Scratch
1-Podemos no decorrer dos trabalhos incluir Scratch na metodologia do professor incluindo ele em ações ilustrativas onde os alunos poderão incluí-lo em montagem de animações que o mesmo acabou de aprender em relação a conteúdos matemáticos e suas variáveis estatísticas.
2-Alunos irão construir um jogo aonde criam uma horta com um menino , objetivo do jogo será medir espaços , colher números de alimentos e criar outras animações diversas.
Partindo desta sequencia o aluno estará incluindo em todo o processo da pesquisa tornado-se autor formando suas conclusões através da pesquisa e mediação do professor.
Progetec Simone Oliveira
Após analise de diferentes ideias, buscamos a importância de o conhecimento e conscientização sobre o consumismo e dívidas prolongadas, a ideia vem para auxiliar e ate mesmo preparar nossos adolescentes.
Dividir a turma em grupos para que cada grupo possa assim realizar alguma tarefa formulando toda a ideia do PA. Onde teremos professores e alunos responsáveis desenvolvendo juntos as atividades.
STE, Pesquisas e autoria, Graficos e tabelas com despesas e rendimentos, Pesquisa de campo, Vídeos , Panfletos, jogos, softwares, que auxiliaram e poderão orientar , preparando e ou conscientizando o nosso jovem.
- Juros Simples, Composto, Rendimentos e tipos de aplicação;
- Inflação, Deflação, Valorização e Depreciação;
- Tipos de Cálculo: Mental, Escrito, na Calculadora, exato e estimativa.
- Planilhas eletrônicas: Funções, totalização, Gráficos, etc;
- Invenção e utilização do ábaco, Blaise Bascal (primeira calculadora) e Leibniz (calculadora com multiplicação e divisão);
- Porcentagem, Cotação do Dólar e Senha bancária (relação com os números primos);
Aproveitando a proximidade com P Y paraguai, para usar o dólar e outras moedas como referencia de valores.
Sugerir questionário pelo aluno
Orientar e auxiliar quanto ao uso dos recursos disponíveis;
Apresentar o scratch, disponibilizar a STE e auxiliar quando necessário.
ESCOLAS:
CEEP MÁRCIO ELIAS NERY
E.E.CAMILO BONFIM
E.E. ABADIA FAUSTINO INÁCIO
PROGETECS:
FABIANA MOREIRA DE ASSIS
JANAINA SILVERIA VIEIRA FRANÇA
ALLAN CARVALHO ROCHA
- 1. Uso das probabilidades para prever os resultados dos jogos;
- 2. tabelas e gráficos para contagem de pontos;
- 3. fórmula de área de retângulo(base x altura) para calcular a quantidade de torcedores por arquibancada
- 4. fórmula da área de um trapézio [ ( base maior + base menor)x altura : 2 ] também para calcular a quantidade de torcedores em uma arquibancada;
- 5. figuras geométricas nas formas das arquibancadas;
geometria- Poliedros de Platão ( calcular número de faces, arestas e vértices).Progetec- Janaina Silvéria Vieira França
Conversar com os alunos inicialmente, explicando sobre como será feito o projeto da horta "Calculando e Plantando", assim como sua importância. Questionar os alunos afim de observar o conhecimento que já possuem referente a dados de tabelas (leitura, análise, interpretação e construção) e também referente ao uso da ferramenta do computador de construir tabelas. Depois disso, a atividade será desenvolvida da seguinte forma:
-Pesquisa com os temas: Melhor época de plantio, tempo de colheita, valor nutricional, etc.
-Organização de dados.
-Construção de tabelas com os dados pesquisa, para ser incluído no projeto da horta da escola.
-calculando o crescimento de plantus, de de feijão e cebolinha, criação de animação no scratch.
-Gráfico na ste com a professora de matemática.
-Criação de gráfico animado por grupos de no 8º ano A e B com 4 grupos.
As sementes serão semeadas em maio e seu crescimento será acompanhado diariamente com as anotações dos dados obtidos.O acompanhamento do crescimento durará até que as plantulas estejam desenvolvidas o suficiente para ser remanejadas para o local fixo.
Será escolhido 5 sementes para cada grupo. que fará anotações da altura da planta nas segundas e sexta onde terá que haver anotações dos dados (altura e data).
em seguida os alunos terão orientações para a criação das animações no scratch, cada grupo terá que fazer sua animação.
Para finalizar cada grupo irá apresentar para os demais alunos da sala.
PROGETEC: Charlaine Volpato
Turma : 7º Ano A
Professora : Raquel Caceres
Tema : Área e Perímetro
Objetivo Geral : Desenvolver habilidades para calcular a área de figuras planas e compreender a importância de áreas no cotidiano rural.Objetivos específicos : Determinar a área de figuras retangulares, por composição e decomposição. Calcular as áreas do retângulo, quadrado, paralelogramo, triângulo e do trapézio e a determinação de áreas de figuras. Resolver problemas que envolvam área de figuras planas.Situação problema:O produtor rural precisa fazer a cerca do sitio, e agora? Temos que auxiliar, calculando a área e perímetro da propriedade, podemos com exatidão informar quantos postes, palanque e quantas bolas de arame serão utilizadas para a execução do serviço. Qual o valor final dessa obra?
Para isso utilizaremos a plataforma Khan Academy e o Paint
Metodologia :
1º = Com a utilização do software “Paint” o aluno construirá as figuras geométricas destacando o contorno (perímetro) e o preenchimento (área).
2º =Com a utilização de canudinhos de plástico, construirão as figuras, valorizando o “contorno” (perímetro). E, com a utilização de canudinhos plásticos e papel quadriculado, construção da unidade de área e do “preenchimento” interno (área).
3º = Apresentação dos formulários básicos para cálculo de área e perímetro. Com a utilização de instrumentos de medida (trenas e fitas métricas),tarefa de realização de medidas e cálculos de figuras presentes no exercícios citados. Neste momento, será feita a validação das hipóteses inicialmente levantadas, através do recolhimento das tarefas de medição e cálculo de área e perímetro.
Turma : 7º ano A
Professores:
Raquel Caceres , Liliani Cazarim, Maria Bueno
Maria Jose e Leandro
Os alunos desenvolverão animações direcionadas ao tema zona Rural com auxilio do Scratch.
Partindo do conceito pessoal de como é a área rural, eles deverão confeccionar, animações ou jogos em dupla, orientados pelos professores responsáveis pela atividade. A sala terá alunos monitores para auxiliarem aqueles que não dominam a ferramenta, colaborando assim com o aprendizado do colega.
Matemática no Sítio - Sidrolândia
(Profª Catarina de Abreu, Sidrônio Antunes de Andrade, Vespasiano Martins e Kopenoti)
O vídeo trata da Trigonometria e sua a vasta aplicação da Matemática no campo:
1- Estudar a Trigonometria que é parte da matemática que estabelece os métodos de resolução dos triângulos e investiga as funções trigonométricas;
2- D inâmica de estudos vivenciados em pesquisa de campo, envolvendo inúmeras leis trigonométricas todas relacionáveis aos ambientes do sítio (distâncias, rios, barrancos, extensão de terras, troncos de árvores, cercas...);
3- Conhecer as unidades de medidas de forma prática e de acordo com os fatores presentes no campo, favorecendo a condição de escola do campo;
4- Entender a origem de algumas unidades de medidas;
5- O uso da matemática para o melhor aproveitamento de área para plantio;
6- Como isso pode gerar uma aula interessante e que instigue e questione o estudante, o levando a reflexão e ação
O professor é mediador das informações orientando- os, direcionando suas pesquisas para concluírem seus objetivos. O estimulo, a curiosidade e o espírito investigativo são peça chave nesse momento .
As tecnologias têm um papel importante para alimentar as informações, onde os alunos farão um filtro para obter seus resultados.
Madalena Neves Moreira
A princípio os alunos irão focar na pesquisa e autoria. Aqui não temos parque mas será lançada a pergunta guarda – chuva: Podemos encontrar matemática no parque? Mesmo não tendo parque temos uma reserva florestal onde existem muitas árvores, cipós, raízes, troncos etc.. Está localizada próxima a sede do assentamento. Os alunos farão este trabalho de campo acompanhado pelo professor o qual os orientará e fará algumas perguntas como: Será possível medir a altura de uma árvore sem subir nela ou ter alguma fita métrica gigante?
Aguçar a curiosidade levantarão hipóteses e será respondida com Teoria de Mileto. Os alunos poderão registrar através de vídeos, fotos cada forma que induz a linguagem ou sentido matemático, que posteriormente será discutida em grupo na sala de aula e pesquisada na STE.
Nesta reserva há uma diversidade de situações de curvas em cipós e árvores e os bambus que nos favorecerá ao estudo do nosso P.A..
O professor poderá provocar os alunos sobre o por quê do seu envergamento
Através da autoria os alunos poderão criar no Scratch um parque baseado em pesquisas levantadas e sugestões dos mesmos. Um jogo que mostre o material levantado na reserva bem como a maior quantidade de conceitos matemáticos
1 - Medir a altura de uma árvore ou monumento usando sua sombra através da “Teoria de Tales de Mileto da semelhança de triângulos”.
2 – Regra de Três; medidas de distância metros e hectares, estimativas, eixo, retas perpendiculares;
3 – Utilizar uma situação real é um excelente estímulo para realizarem suas produções e experiências –
4 – Observação das diferentes edificações existentes no parque que apresentavam octógonos, prismas, semiesferas, arco de circunferência;
5 – A realidade histórica aproxima o aluno do conceito matemático, explica que nada é por acaso. Há sempre uma explicação para o cotidiano. Cita a História do matemático August Möbius e a teoria da fita Möbius; Galileu Galilei com as Parábolas.
6 – Ressalta que cada professor ao planejar deve ter sempre em mente o objetivos a serem atingidos, a provocação ou desafio ao aluno, bem como levar o aluno entender a natureza das coisas, desenvolver a linguagem matemática dentro de um contexto que é do seu cotidiano aguçando seu espírito investigativo.
PROGETEC: Rafael Santos da Cruz
2- A construção civil é um campo fértil para se explorar matemática principalmente a multiplicação.
3- O triângulo tem inúmeras aplicações viáveis principalmente em móveis, isso ocorre desde antiguidade até os dias atuais.
4- Preparar uma aula onde o aluno tenha interesse em novas descobertas.
5- Com os ladrilhamentos podemos trabalhar os poligínios geométricos.
6- Os quadriláteros que vemos no dia a dia são os retângulos paralelo gramas com todos os lados iguais.
Ronan Ivo de Souza
Reunir os alunos e apresentar o tema "A matemática nas feiras e mercados", após este momento os alunos fariam perguntas a partir da questão guarda chuva onde encontramos a matemática nas feiras e mercados?
De forma democrática os alunos iriam criar perguntas acerca de como encontrar a matemática nos locais citados acima. Em um segundo momento os alunos criariam suas próprias hipóteses que através de pesquisas na biblioteca, sites e pesquisa de campo os alunos sistematizarão o conhecimento adquirido, sempre orientado pelo professor. O trabalho será dividido em grupos de até no máximo cinco alunos de acordo com a pergunta de interesse dos mesmos para a realização da investigação. Em um terceiro momento será criado um vídeo autoral que será publicado no youtube e socialização das pesquisas em sala. Sendo a culminância deste projeto será uma apresentação resumida das descobertas realizada pelos alunos utilizando o aplicativo Scratch.
OBS.: O projeto torna se mais atrativo se for trabalhado de forma interdisciplinar, por exemplo, com o professor de língua portuguesa trabalhando a linguagem textual, oralidade e a comunicação, também poderia ser trabalhado em outras disciplinas como ciências trabalhando a composição dos alimentos e geografia a organização dos espaços entre outras.
O professor reunirá com as salas propondo uma gamificação por meio de uma gincana on line onde será criado um grupo fechado no facebook com todas as salas que participarão das competições estabelecendo uma pontuação para os alunos que responder a questão desafio (onde encontramos a matemática nas feiras e mercados?). As respostas serão atribuídas a valores sendo para textos cinco pontos por comentários, textos com fotos dez pontos e vídeos será atribuído vinte pontos e animações realizadas no aplicativo Scratch terão um valor de cem pontos, tais informações deverão ser salvas no formato AVI e publicado no facebook.
A culminância do projeto seria a visita ao mercado municipal de Campo Grande de acordo com a disponibilidade de recursos financeiro e humano da unidade escolar.
OBS.: O projeto torna se mais atrativo se for trabalhado de forma interdisciplinar, envolvendo outras disciplinas que apresentará provas como por exemplo em língua portuguesa um poema sobre a matemática no mercado dentro da geografia um mapa do mercado usando conceitos matemáticos como metros, centímetros e em ciências os alimentos saudáveis e seus valores econômicos entre outros.
1- Apresentam elementos básicos como noções de adição e subtração quando a correlação de compra venda e trocos;
2- Apresenta a organização espacial do ambiente dispostos para a apresentação das mercadorias onde pode se fazer o calculo de áreas e adequação dos espaços envolvendo cálculos como metro, centímetro entre outros;
3- Os alunos observarão as embalagens dos produtos e verificarão s tipos de figuras geométricas que são apresentadas;
4- Possibilitará os educandos a por em prática as noções de volume e espaço;
5- Proporcionará o conhecimento no dia a dia frente a porcentagem, lucros e despesas;
6- Observarão os rótulos de embalagens informações como calorias, gorduras e outros ingredientes daquele produto.
Progetec Profª Carseléia Gracioli
Matemática no Sítio
Trigonometria no Círculo : exige investigação por parte dos estudantes para ser entendida, parte das
certezas provisórias e dúvidas temporárias elaboradas por eles.
Público alvo: 2º ano do Ensino Médio.
Estrutura que enfatiza o uso interdisciplinar da Matemática e da Física (seno, cosseno e tangente).
A metodologia parte da identificação do problema de entendimento de visualização de determinar a medida dos arcos correspondentes ao primeiro quadrante (30º, 45º, 60º).
Visita ao sítio para estudo in loco dos ângulos e quadrantes com auxílio da paisagem rural disponível.
Na volta para a sala de aula os alunos devem gerenciar seu tempo, colaborar e trabalhar entre si para entenderem a complexidade de construir "Ciclo Trigonométrico" na lousa (professor) no caderno (estudantes): dividir em quadrantes.
Na Ste com a linguagem de programação Scratch desenvolver a animação do "Ciclo Trigonométrico".
Contribuição da Professora de Matemática Suzana e Professor de Física Fábio em seu pl.
Figuras Geométricas Planas : exige investigação por parte dos estudantes para ser entendida, parte das certezas provisórias e dúvidas temporárias elaboradas por eles.
Público alvo: 8º ano do Ensino Fundamental.
Estrutura que enfatiza o uso interdisciplinar da Matemática e da Arte.
A metodologia parte da identificação da visualização construção das figuras geométricas.
Visita ao sítio para estudo in loco do com auxílio da paisagem rural disponível para criação e identificação das figuras geométricas (ex: caminhar formando um quadrado passando pelo galinheiro, chiqueiro, casa sede e horta).
Na Ste com a linguagem de programação Scratch desenvolver um jogo com os comandos para formação das Figuras Geométricas Planas, os alunos devem gerenciar seu tempo, colaborar e trabalhar entre si para entenderem a complexidade de construir as figuras e sua importância.
Contribuição da Professora de Matemática Simone e Professora de Arte Sandra em seu pl.
Matemática no Sítio - Sidrolândia
(Profª Catarina de Abreu, Sidrônio Antunes de Andrade, Vespasiano Martins e Kopenoti)
O vídeo trata da Trigonometria e sua a vasta aplicação da Matemática no campo:
1- Estudar a Trigonometria que é parte da matemática que estabelece os métodos de resolução dos triângulos e investiga as funções trigonométricas;
2- D inâmica de estudos vivenciados em pesquisa de campo, envolvendo inúmeras leis trigonométricas todas relacionáveis aos ambientes do sítio (distâncias, rios, barrancos, extensão de terras, troncos de árvores, cercas...);
3- Conhecer as unidades de medidas de forma prática e de acordo com os fatores presentes no campo, favorecendo a condição de escola do campo;
4- Entender a origem de algumas unidades de medidas;
5- O uso da matemática para o melhor aproveitamento de área para plantio;
6- Como isso pode gerar uma aula interessante e que instigue e questione o estudante, o levando a reflexão e ação.
A integração das TIC ao conteúdo curricular pode ser entendida onde as tecnologias são utilizadas para obter melhores resultados em termos de aprendizagem.
A reflexão sobre pequisa, autoria, participação ativa dos alunos, cooperação, uso das TIC (Scracth) e mediação do professor no P.A são conceitos importantes para uma prática efetiva com essas metodologias e uso das tecnologias digitais.
Progetec: Luzia Bento Soares
Sendo, tomate, mandioca, berinjela, abobora vagem, quiabo e demais.
1- Mercadinho a professora esta trabalhando com embalagens onde os alunos colocam preços nos produtos.
Na STE os alunos fazem tomados de preços dos itens, pesquisaram e imprimiram as notinhas de dinheiro para fazer a compra dos produtos, onde e desenvolvida as quatro operações e o raciocínio lógico dos alunos, onde todo trabalho esta sendo registrado pela Progetec, posteriormente será feito uma montagem no aplicativo de animação Sratch.
2- Cooperativa uma das finalidades do ensino de Matemática indica, como objetivo do ensino fundamental, levar os alunos a fazerem observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos do ponto de vista do conhecimento e estabelecer o maior número possível de relações entre eles, utilizando para isso o conhecimento matemático esta sendo feito um trabalho juntamente com os produtores da cooperativa e os produtos que chegam duas vezes na semana, onde os alunos esta desenvolvendo e aprendendo em sala de aula e STE.
-Tabela, Porcentagem, Operações Fundamentais, Funções e Gráficos, Jogos, Números racionais relativos, Medidas de comprimentos, Gráficos de barras, Gráfico de setores, Gráfico de colunas, Produção de Texto, Números e Operações.
Selecionar, organizar e produzir informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las criticamente.
De acordo com o Referencial Curricular, os professores de Matemática do ensino fundamental irão trabalhar com gincanas jogos, porcentagens, funções, gráficas e operações fundamentais, que impliquem a resolução de problemas, a construção de regras e cooperação e raciocínio lógico. Desta forma, irão verificar a importância e necessidade de desenvolver demais ações que possibilitem ao professor de matemática e Progetec trabalharem com a ajuda das tecnologias de forma que contribua no processo de ensino-aprendizagem atendendo às propostas do PA.
2- Além das óbvias trocas de moeda que sempre fazem com que nos esforcemos nas contas e procuremos o preço mais barato.
3- Desde a disposição das frutas até os códigos de barras que estão nas caixas dos produtos exibem muitos conceitos matemáticos.
4- Conceitos de número triangular e número quadrado.
5- Além do que querem dizer os números dos códigos de barra são explicadas pelo professor.
6- Onde estimula o professor a levar os alunos a aprender a matemática na feira.
compreender e transformar a realidade a sua volta, bem como estimular o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas, tornando o aluno apto para enfrentar os desafios das séries seguintes.
Progetec: Marcos Valter Seiboth
P.A Agricultura familiar e a matemática
Após estudo inicial sobre agricultura familiar, os alunos irão formular proposta de plantio em uma propriedade rural relacionando o dia a dia com matemática.
Após determinado o pedaço de terra que será sorteado pelo professor com as dimensões cartográficas da propriedade - utilizando até 8 marcos de limites - para descrevê-la; O plantio e a cultura serão escolhidos pelo grupo.
Fazer as anotações dos cálculos para projeção de valores no Excel, Exemplos: Tamanho da área a ser plantada, número de plantas, média estimada produção por planta e gasto de produção por hectare ou metros quadrados.
Na STE pesquisar o preço de venda da cultura escolhida, usar o Excel para lançar os dados de projeção de plantio criando gráficos de valores de renda e custos;
Apresentação das propostas do grupo em sala de aula, relatando o uso da matemática no dia a dia do produtor da agricultura familiar.
P.A Agricultura familiar e a matemática com o uso do Scratch
Usando o apple scratch.mit.edu, o aluno pode usar para desenhar a propriedade dando os comandos utilizando os marcos como referência e os ângulos para formar a figura plana da área sorteada pelo professor para os alunos.
Através da apresentação o aluno poderá fazer pequenas frações da propriedade descrevendo os itens plantado na região com suas características (- quando a descrição da propriedade, ou o que plantou, apresentar gráficos de rentabilidade, gastos, etc ) . Através do passeio do ator escolhido pelas frações da propriedade ( - quando chegar em um ponto específico abrirá as tabelas com as especificações da produção e as tabelas) o jogador visitante conseguirá entender ou conhecer um pouco da agricultura familiar.
O vídeo apresenta diversos conceitos matemáticos na música, observa-se a matemática na música principalmente em instrumento de cordas que fica fácil observar e fazer experimentos com o comprimento das cordas e o fracionamento da corda para produzir as notas, E fica claro o conceito de tempo e escala entre cada nota, e a questão da função seno, trabalho de medida comprimento de onda, que já é direcionado a física.
1- Trabalhar frações
2- Relação tempo
3- Função seno
4- Gráficos
5- Velocidade propagação da onda sonora
6- Medidas e escalas
Partindo desta sequencia o aluno estará incluindo em todo o processo da pesquisa tornado-se autor formando suas conclusões através da pesquisa e mediação do professor.
NOGUEIRA DE SOUZA
PROGETEC: WELLINGTON PIMENTE
Tomar conhecimento das despesas totais da escola.
Verificar o total de gasto por alunos em relação a material (de uso, de limpeza e etc.).
Os alunos terão suas aulas agendadas e sob orientação do professor regente e do progetec vão colocar todos esses números em gráficos que serão realizados na STE para que posteriormente eles possam passar a toda comunidade escolar.
No momento da apresentação eles vão preparar ações orientadas para que possam ajudar a escola a diminuir os gastos para que esse dinheiro possa ser investido em outro
- Juros Simples, Composto, Rendimentos e tipos de aplicação;
- Inflação, Deflação, Valorização e Depreciação;
- Tipos de Cálculo: Mental, Escrito, na Calculadora, exato e estimativa.
- Planilhas eletrônicas: Funções, totalização, Gráficos, etc;
- Invenção e utilização do ábaco, Blaise Bascal (primeira calculadora) e Leibniz (calculadora com multiplicação e divisão);
- Porcentagem,
Progetec Andréia
PA A Busca do Espaço físico, e suas produções para iniciar nosso PA, Horta na Escola
Os professores vão usar a interdisciplinaridade e desenvolver um projeto sobre A Horta e A Matemática, com os alunos, que terão a oportunidade de conhecer melhor os alimentos e experimentá-los na cozinha ou na merenda escolar, o que os auxiliará na promoção da saúde e aprenderem um pouco mais sobre a matemática .
O professor de matemática irá trabalhar as formas dos alimentos cultivados, poderá associar o tempo de cultivo, floração e frutificação com o desenvolvimento dos alunos. Na área de português, os professores podem sugerir temas de redações ligados ao consumo de frutas e verduras. Professores da área de história podem trabalhar as origens dos nomes de frutas e verduras, como são consumidas e se são empregadas na medicina popular. O professor de geografia pode trabalhar as frutas e verduras típicas de cada região do país, resgatando, assim, a cultura culinária de cada região. Enfim, todas as áreas do conhecimento podem se beneficiar de alguma forma de uma horta ou mini-horta na escola.
Em escolas que não possuem espaço disponível para montar uma horta, há a possibilidade de construí-la com garrafas pet. Sendo assim, o professor pode trabalhar o conceito de sustentabilidade e colocar o tema para discussão entre os alunos.
Para a construção da horta, o professor deve ter a participação de todos os alunos. Pode-se dividir a responsabilidade por cada espécie plantada por turma. Ficam a critério do professor os meios de aquisição das mudas ou sementes. Alunos irão criar uma tabela no excel aonde exemplificará cada elemento estudo e que será plantado ,
Época de cultivo das principais hortaliças
Incluindo o Scratch
1-Podemos no decorrer dos trabalhos incluir Scratch na metodologia do professor incluindo ele em ações ilustrativas onde os alunos poderão incluí-lo em montagem de animações que o mesmo acabou de aprender em relação a conteúdos matemáticos e suas variáveis estatísticas.
2-Alunos irão construir um jogo aonde criam uma horta com um menino , objetivo do jogo será medir espaços , colher números de alimentos e criar outras animações diversas.
Partindo desta sequencia o aluno estará incluindo em todo o processo da pesquisa tornado-se autor formando suas conclusões através da pesquisa e mediação do professor.
Espaço fechado para novas contribuições em 01/05/2017.